Publicada em: 11/12/2023 - 616 visualizações

Câmara aprova PL do Programa Idade Ativa, para pessoas idosas no mercado de trabalho

Câmara aprova PL do Programa Idade Ativa, para pessoas idosas no mercado de trabalho (11/12/2023 00:00:00)
  • O projeto de lei de autoria do vereador Julinho Rossignoli (PP) pretende capacitar e requalificar população idosa por meio de políticas públicas
 

 

 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou na última sexta-feira, 8,  o projeto de lei (PL) de autoria do vereador Julinho Rossignoli (PP) que pretende instituir o Programa Idade Ativa e promover a reinserção de pessoas idosas no mercado de trabalho. A aprovação aconteceu na 6ª Reunião Ordinária do Décimo Segundo Período Legislativo.  

De acordo com o texto, o programa consistirá de um conjunto de políticas públicas que irão garantir a reinserção voluntária da pessoa idosa no mercado de trabalho, divulgar aos cadastrados as vagas disponíveis, capacitar e requalificar essa população, além de ofertar alternativas ocupacionais para o idoso continuar sendo parte da estrutura social. O PL ainda tem a finalidade de reduzir o preconceito, a violência, a crueldade ou a opressão, e todo atentado aos direitos da pessoa idosa, pretendendo levar melhores condições de saúde, reduzir os impactos econômicos e do envelhecimento.

 

A proposta apresenta a criação de um sistema de informações para articular as ações de políticas públicas e servir como cadastro do Poder Público Municipal. Na proposição consta que é necessário registrar órgãos e empresas, públicas e privadas, assim como organizações do terceiro setor que tenham interesse em fazer parte do programa; divulgar nas unidades da Prefeitura e em plataforma digital um banco de vagas remuneradas e não remuneradas para essa população; cadastrar pessoas idosas, ativas ou não, interessadas na realocação no mercado de trabalho; promover intermediação entre as vagas e as pessoas idosas cadastradas; e divulgar cursos de formação, assim como disponibilizar suas inscrições. 

O PL traz também a criação do Banco de Oportunidades para Idosos que funcionará de forma integrada com o Sistema Nacional de Emprego (Sine). As vagas não remuneradas deverão ser avaliadas antes de serem divulgadas e todas as oportunidades,  remuneradas ou não, deverão levar em consideração as condições físicas, intelectuais e psíquicas do idoso, respeitando a sua idade. 

 O texto segue para sanção do Executivo Municipal.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa 


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade