Publicada em: 20/11/2023 - 538 visualizações

Câmara Sênior cobra cumprimento do passe-livre para pessoas idosas

Câmara Sênior cobra cumprimento do passe-livre para pessoas idosas (20/11/2023 00:00:00)
  • Os participantes buscam ponte para interlocução com a Secretaria de Mobilidade Urbana para outras quatro propostas
 


A atuação conjunta entre o Câmara Sênior Ana Edde e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ambas da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), para fortalecimento e garantia de direitos das pessoas idosas, foram algumas das reivindicações apontadas durante a reunião dos membros do Câmara Sênior nesta segunda-feira, 20. Outra demanda é uma interlocução maior com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) – para tanto, os participantes do programa buscam apoio dos vereadores. 


As principais propostas a serem apresentadas são: campanha de conscientização no trânsito para evitar atropelamentos, capacitação de profissionais do transporte de passageiros, colocação de agentes de trânsito nas travessias de grande movimento, e aumento no número de vagas de estacionamento para idosos. Ainda em pauta, os participantes pretendem encontrar, juntamente com Ministério Público, formas de exigir o cumprimento do Estatuto do Idoso e do Decreto 5.934/2006, que dispõe sobre o passe-livre para pessoas idosas: segundo a normativa, toda pessoa de idade acima de 60 anos seria considerada idosa e teria direito ao transporte gratuito.  


Ainda durante a reunião, os membros debateram as condições econômicas das pessoas idosas e os altos valores dos cuidados com saúde e bem-estar. A coordenadora do Câmara Sênior, Flávia Tavares Flávio, lembrou que as propostas apresentadas sobre transporte e trânsito foram sintetizadas em cinco. “E estamos na expectativa de que sejam colocadas em prática pela PJF o mais rápido possível”. Flávio explicou que essas propostas são ainda de anos anteriores, e que, em continuidade, os atuais participantes decidiram manter as pautas e se empenhar em torná-las efetivas. 


Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade