O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu nesta segunda-feira, 18, a visita de estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora. O objetivo é que os futuros advogados e operadores da Justiça conheçam de perto o trabalho do órgão. A visita foi guiada pelo coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, e pela supervisora de atendimento Fernanda Campos, que orientaram os alunos sobre os procedimentos realizados no local.
Nilson explicou aos alunos que o Sedecon é um órgão de interesse e defesa do consumidor e trabalha também na conscientização. “É uma porta aberta para o cidadão, e serve para mediação de conflitos. Resolvemos muitas coisas por aqui e assim evitamos que processos vão para o Judiciário. Existem muitos consumidores que não conseguem entender uma cláusula contratual, não sabem diferenciar taxa de juros e, por isso, estamos atuando também com educação financeira para essas pessoas”, disse.
Fernanda explicou que todos os cidadãos que chegam ao Sedecon são abordados e recebem as orientações sobre o superendividamento, que são o carro chefe da instituição. “Identificado o problema, orientamos os consumidores sobre possíveis dívidas vencidas e vincendas, solicitamos o acesso ao gov.br [aplicativo do governo] para ter acesso aos seus empréstimos e, caso haja necessidade de contestar, faremos”.
A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Lilia Nunes, esclareceu que a visita ao Sedecon foi para preparar os alunos ao mercado de trabalho. “Escolhemos nesse semestre trabalhar com o Direito do Consumidor que é algo muito recorrente no dia a dia, e dessa forma a visita vem trazer para eles que o Sedecon é uma das ferramentas que existe hoje para resolução de conflitos para informação de consumidores, e eles como operadores precisam saber como utilizá-las também na sua atuação futura”, disse.
Para a coordenadora do curso de Direito, Cristiane Pimentel, os alunos terão maior conhecimento na área. “Depois dessa visita nossos alunos perceberão que existem muitas portas além do Judiciário – e muitas portas que funcionam”, explicou. Uma segunda turma visitará também o Sedecon na próxima terça-feira, 19.
Educação financeira
A educadora financeira Luciana dos Santos também esclareceu aos estudantes que o curso é para todas as pessoas que chegam ao Sedecon com superendividamento. “Nossa intenção é que essas pessoas sejam senhores e senhoras de suas vidas. Tem pessoas que nem sabem como foi feito um empréstimo em suas contas. Nossa palestra é gratuita e tem três horas de duração. O intuito é mudar o pensamento das pessoas em relação aos gastos mensais. Quando percebemos que as pessoas precisam de mais acompanhamento, oferecemos terapia individual!”, disse.
O curso de educação financeira é realizado uma vez ao mês. Neste mês de setembro, ele acontece nesta terça-feira, 19, às 9h da manhã. Os interessados em participar podem procurar o Sedecon para mais informações, basta enviar mensagem pelo número de WhatsApp (32) 99183-2872 ou comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no térreo do Centro Administrativo da Câmara Municipal (Rua Marechal Deodoro, 722, Parque Halfeld).
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa