Câmara homenageia mulheres pelo seu Dia Internacional A Câmara Municipal homenageou hoje, 08/03, mulheres que prestam serviços de relevância à sociedade juizforana, através de audiência pública, convocada pela vereadora segunda-vice presidenta da Câmara, Rose França (PL). Ela fez discurso explicando a origem da data, com a morte das 130 operárias de uma fábrica de Nova Iorque, que se revoltaram pelas péssimas condições de trabalho impostas a elas e foram trancafiadas e queimadas vivas por causa de suas reivindicações. Elas queriam a diminuição da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias e salário compatível com o dos homens. Em 1903 se formou a primeira associação de mulheres trabalhadores, com o objetivo de lutar pelos seus direitos, e em, 1908, 14 mil mulheres lutaram pela mesma causa com o lema, Pão e Rosas, significando respectivamente estabilidade econômica e qualidade de vida. Em 1910, a primeira conferência internacional de mulheres na Dinamarca, instituiu o dia 8 de março, data do massacre em Nova Iorque, como o dia Internacional da Mulher.
Foram homenageadas a Chefe do Gabinete do Prefeito, Maria Aparecida Soares (Nininha); a Superintendente da Amac, Vanessa Loçasso; a Superintendente da Funalfa, Érica Delgado; a Delegada de Mulheres e Presidente do Conselho Municipal de Mulheres, Sônia Parma; a esteticista, empresária e apresentadora de TV, Alcione Marocolo; a Missionária Maria Helena Pereira; a Presidente CIBEJF, Missionária Elienai Oliveira Carvalho Castellano; a Superintendente do Procon, Léia Maria Bournier Ganimi Costa; a responsável pelo setor de produtos do Procon, Rita de Cássia Rotondo Frizeiro, e Marlene França Pinto, que é a mãe da vereadora proponente da homenagem. Por sugestão do vereador presidente da Câmara, Vicentão (PTB), foi homenageada a empresária Gilda Belcarllo da Rocha e a ex funcionária da Casa, Clenalvina da Cruz Souza. E o vereador secretário da Câmara, José Sóter Figueirôa (PMDB) homenageou Zilda Ferreira, a “Tia Indu” conhecida na cidade pelo seu dinamismo, luta pelas igualdades sociais e contra o preconceito, que faz 85 anos hoje. Tia Indu considerou a homenagem uma das mais importantes de sua vida por ser concedida num dia dedicado especialmente à mulheres.
A Superintendente da Amac e primeira dama de Juiz de Fora, Vanessa Loçasso, discursou em nome das homenageadas afirmando que gostaria muito que todo este ano fosse marcado por ações visando acabar com a desigualdade entre homens e mulheres. Ela convocou os vereadores a elaborarem projetos que coloquem fim à violência doméstica. Ela também lembrou que a PJF tem diversas mulheres em cargos de chefia na administração pública.
A Delegada Sônia Parma , que falou como Presidente do Conselho Municipal de Mulheres, lembrou que há 23 anos mora na cidade e está é, para ela, uma homenagem muito honrosa. Culturalmente sempre fomos discriminadas e dentro do espaço sempre houve agressão e violência contra a mulher, mas não eram denunciadas. Somente após a descoberta da pílula anticoncepcional as mulheres tiveram o domínio da reprodução e puderam melhorar sua qualidade de vida, avaliou.
A missionária Maria Helena Pereira considera que a mulher é um ser muito valoroso porque sempre está à frente, principalmente de obras sociais e na ajuda ao próximo. Já a Assessora de Articulação da PJF, Maria Aparecida Nininha Soares, disse que a mulher vem evoluindo ao longo das décadas e conquistando espaço, antes, inimagináveis, e está crescendo sempre. Mas o dia que a mulher tomar consciência da sua capacidade vai acelerar ainda mais seu processo de conquista, acrescenta.
Glenalvina da Cruz Souza, a dona Naná, que trabalhou na Câmara por 23 anos também foi homenageada e afirmou que todas mulheres deveriam ser respeitadas e porque são como guias para os homens. Léa Maria Ganimi afirmou que a mulher é um presente de Deus para o mundo e Rita de Cássia Rotondo disse que todas mulheres devem ser firmes em seus propósitos e confiar no que acreditam. Gilda Belcarello afirmou ser muito importante a parceria com trabalhos sociais, melhorando a qualidade de vida do cidadão.
As homenageadas Alcione Marocolo e Elienai Oliveira Carvalho Castellano não puderam comparecer e enviaram representantes.
Vereador homenageia mulheres
O líder da bancada do PMN, José Emanuel, homenageou as mulheres no Dia Internacional com rosas e um cartão. O vereador enaltece o papel delas pelo estabelecimento “de parâmetros sociais mais justos e igualdade de condições como trabalhadora e cidadã”. Veja abaixo a Mensagem:
“Somos obrigados a reconhecer quanto tempo a humanidade perdeu em excluir você, mulher, do foro de decisões sociais e políticas.
Muitas mulheres lutaram para alcançar avanços significativos com várias conquistas.
Assim, não poderia neste dia especial deixar de reconhecer sua fibra, capaz de estabelecer parâmetros sociais mais justos e igualdade de condições como trabalhadora e cidadã.
Felicidades para você neste Dia Internacional da Mulher.”
Dia Internacional da Mulher - Câmara dá presente, promulgando projeto sobre acompanhante no parto O projeto de lei que dispõe sobre o direito de a gestante ter um ou uma acompanhante, de sua escolha, no pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto nos hospitais da rede pública, contratada ou conveniada ao SUS foi promulgado hoje (08/03), Dia Internacional da Mulher, pela Câmara Municipal.
Terão acesso ao benefício as mulheres que participarem dos grupos educativos para gestantes, promovidos pelo Sistema Único de Saúde. A comprovação será feita através de anotação do pré-natalista no prontuário de acompanhamento da gestação. Nesse momento, será feito também o registro do acompanhante, a serem usados para identificação.
Caso seja verificada sua incapacidade momentânea, a equipe médica poderá impedi-lo de acompanhar o procedimento. Nesse caso, a gestante tem direito a nova escolha.
A divulgação da lei em toda a rede caberá ao Conselho Municipal de Direitos da Mulher e ao Conselho Municipal de Saúde. O seu descumprimento resultará em multa de cinco salários mínimos. A lei entrará em vigor em 90 dias.
A autora do dispositivo, Nair Guedes, vereadora da gestão anterior, comemora a conquista. ‘Trata-se de uma lei de grande alcance que auxiliará na redução da ansiedade e estresse da gestante”, observou.
Indicações e Requerimentos O vereador Rodrigo Mattos (PSDB) solicita a conclusão da pavimentação da rua Julieta Gonçalves dos Santos, no bairro Santo Antônio e capina e o patrolamento com a conclusão de escórias na rua Lourdes do Prado Oliveira, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
O vereador Francisco Canalli (PRP) pede o asfaltamento das ruas João Carlos da Fonseca e Emília Augusto da Fonseca, no bairro Filgueiras e limpeza do córrego Ribeirão das Rosas, no bairro Grama.
O vereador Flávio Cheker (PT) quer a iluminação e limpeza da Travessa que liga a rua Nossa Senhora di Líbano e a rua Augusto Alves, no bairro Grajaú.
O vereador Pastor Carlos (PL) solicita o asfaltamento da rua Argemiro José Machado, colocação de rede de esgoto na rua Conceição Sapatieri, no bairro Jardim de Alá, asfaltamento da rua Tereza Vaz de Melo e rua Sebastião Nunes Costa, no bairro Ipiranga e asfaltamento e rede elétrica no prolongamento da rua Braz Antônio Falco, no bairro Santa Luzia.
Ampliação do número de ônibus nas linhas 106 e 118, no bairro Parque Independência é o pedido do vereador Bruno Siqueira (PMDB). O vereador Romilton Faria (PFL) quer a ligação de água nos bairros Parque Samambaia e Parque das Bromélias, no final da estrada da Graminha.
O vereador Isauro Calais (PDT) pede a construção de extensão de rede elétrica, com a oclocação de três postes com luminária, na rua Detetive Agapito Marques, no bairro Recanto dos Lagos. Já o vereador Doutor Waldir (PP) solicita a reconstrução da ponte que liga as ruas “F”, na altura do nº 45 à rua da Estação, no bairro Igrejinha.
|