Publicada em: 24/08/2023 - 940 visualizações

Motoristas por aplicativo cobram melhores condições de trabalho em Audiência Pública

Motoristas por aplicativo cobram melhores condições de trabalho em Audiência Pública (24/08/2023 00:00:00)
  • Os presentes puderam dialogar com o Poder Público sobre problemas na infraestrutura da cidade, remuneração pelos apps e autonomia do trabalho
 

Reivindicações de motoristas de aplicativo a respeito do transporte particular de passageiros foram ouvidas na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) durante a Audiência Pública (AP) realizada no Plenário para debater a regulamentação do serviço para realização de viagens individualizadas ou compartilhadas. O encontro, realizado na tarde desta quinta-feira, 24, foi solicitado pelo vereador Pardal (UNIÃO).

“Vamos buscar tudo aquilo de melhor para essas pessoas que fazem um trabalho tão importante. Queremos ouvir os representantes dos motoristas aqui na cidade”, garantiu o vereador e proponente no início do encontro. Os trabalhadores presentes expressaram preocupações relacionadas à infraestrutura do município. Dentre elas, estavam o alto número de multas aplicadas no exercício da função e a ausência de áreas de embarque e desembarque, principalmente na região central da cidade.

“Até hoje, ninguém conseguiu enxergar como [as carências] têm afetado todos os cidadãos. Milhares de pessoas, por exemplo, estão agora na Avenida Getúlio Vargas solicitando viagens e não há um ponto para resgatar os passageiros”, exclamou o motorista David Rossi. O secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, apontou que o Executivo está realizando estudos para implementar futuramente áreas de embarque e desembarque semelhantes ao da Av. do Rio Branco, em frente ao Parque Halfeld.

Os aplicativos de transporte de passageiros também foram alvo de questionamentos por parte dos presentes, principalmente relacionados à remuneração, falta de diálogo das empresas e banimentos sem justificativa – situação vivida por muitos motoristas. “Trabalhamos com a transparência com o motorista sobre local, valor e banimento. O banimento é feito de forma humanizada e após avaliação criteriosa, quando necessário”, afirmou Sabrina Quintino, representante do aplicativo de viagens inDrive. Por sua vez, Lailla Malaquias, representante da Amobitec (empresa que tem os aplicativos Uber e 99 como associados), justificou que “as plataformas têm feito esforços cada vez maiores de conseguir entender essas demandas e trazer maior transparência sobre os ganhos”. Ao longo de sua fala, Lailla também elencou a preocupação com o bem-estar dos motoristas e com as boas práticas na plataforma.

As vereadoras Cida Oliveira (PT) e Laiz Perrut (PT), os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), João Wagner Antoniol (PSC), Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Vagner de Oliveira (PSB) e representantes do governo municipal também estiveram presentes. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da JFTV, ao qual você pode assistir ao clicar aqui.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade