Publicada em: 21/08/2023 - 855 visualizações

Dez personalidades e instituições receberam a Medalha Pedro Nava 2023

Dez personalidades e instituições receberam a Medalha Pedro Nava 2023 (21/08/2023 00:00:00)
  • Os homenageados se destacaram no cenário da produção literária, da recuperação da memória e do fomento à leitura
 

Dez homenageados. Um legado de cultura de um dos maiores escritores brasileiros. A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) entregou na noite desta segunda-feira, 21, a Medalha Pedro Nava 2023, em tributo ao escritor juiz-forano. Duas instituições e oito personalidades que se destacaram no cenário da produção literária, da recuperação da memória e do fomento à leitura tiveram suas trajetórias reconhecidas.

Responsável pela abertura da cerimônia, o 1º-vice-presidente da CMJF, Nilton Militão (PSD), salientou a importância da temática da honraria. “No próprio hino de Juiz de Fora há a referência que ‘na cultura e no trabalho não receia outra rival’. Parabéns a cada um de vocês, cidadãs e cidadãos, que contribuem todos os dias pela cultura da cidade”. Já o vereador Juraci Scheffer (PT) apontou a necessidade da leitura e da escrita para a formação da memória. “Um povo sem memória é um povo sem cultura. Estamos celebrando em 2023 os 120 anos de Pedro Nava e, no próximo ano, marcamos os 20 anos de falecimento do escritor”.

 

Fernando Fiorese foi o escolhido para falar em nome dos homenageados. “Neste momento, há três palavras reais que marcam este dia: leitura, escrita e memória. Vocês são a reencarnação que permite à poesia, à literatura, à escrita e à memória existirem entre nós e se fazerem carne”, destacando que, entre os homenageados individuais e os que compõem os grupos Caravana de Histórias e Nzinga existem 35 professores. A comissão que escolhe os agraciados é formada por representantes do Conselho do Mérito, composto pela Câmara Municipal, Faculdade de Letras da UFJF, Conselho Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Academia Juiz-forana de Letras.

 

Conheça todos os agraciados de 2023:

 

Ana Paula Torquato - Produção Literária

Cristina Ribeiro Villaça - Fomento à Leitura

Fernando Fábio Fiorese Furtado - Produção Literária

Giovani Duarte Verazzani - Produção Literária

Grupo Caravana de Histórias - Fomento à Leitura

Grupo Nzinga - Recuperação da Memória

Leila Maria Fonseca Barbosa - Recuperação da Memória

Maria de Lourdes Abreu de Oliveira - Produção Literária

Natália Sathler Sigiliano - Fomento à Leitura

Vitu Marcs - Recuperação da Memória

 

Pedro Nava


Escritor e memorialista, nasceu em Juiz de Fora em 5 de junho de 1903. Foi com a publicação de Baú de Ossos, editado em 1970, que a crítica brasileira passou a considerar Pedro Nava como um dos mais significativos acontecimentos da literatura brasileira e um marco na memorialística. Além de uma homenagem ao juiz-forano, a Medalha Pedro Nava amplia em Juiz de Fora a perspectiva para a transformação do mundo por meio da arte literária e foi criada na CMJF por meio da Resolução 1.330/2019.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade