Publicada em: 09/08/2023 - 1074 visualizações

Comissão da Pessoa Idosa cobra prioridade na fila de consultas e exames

Comissão da Pessoa Idosa cobra prioridade na fila de consultas e exames (09/08/2023 00:00:00)
  • Além da demora nas marcações, a prioridade para a pessoa idosa foi abordada; o secretário de Saúde será convidado para a próxima reunião
 

A Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) se reuniu na última terça-feira, 8, em mais uma reunião mensal. Dessa vez, a pauta foi a saúde pública, principalmente o acesso do público atendido pelo colegiado a exames, consultas e tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora.

 

O vereador Julinho Rossignoli (PP), presidente da comissão, abriu a reunião passando a fala para os presentes e reforçando as reuniões como um espaço de escuta e atuação em prol desse público. Na tônica das manifestações, a demora para contemplar os pacientes da fila e a percepção, por parte de algumas pessoas idosas, de que a prioridade de atendimento não estaria sendo respeitada. Os participantes do grupo também decidiram convidar o secretário de Saúde de Juiz de Fora para participar da próxima reunião, em setembro.

 

Contribuindo com o debate, a ouvidora municipal da saúde, Samanta Borchear, lembrou que é possível consultar a colocação pelo novo app Busca Saúde JF, mas existem outros fatores. “O aplicativo contribui no sentido de informar, mas não resolve o passivo imenso de consultas especializadas que temos”, apontou, exemplificando que só para consultas oftalmológicas existem mais de 10 mil pessoas esperando vaga. A ouvidora explicou que a lista é dinâmica, e é influenciada por uma classificação que vai dos casos mais graves (chamados de P0 e P1) às intervenções consideradas eletivas.

 

Homenagem

 

Apesar de mais um encontro propositivo, a reunião da Comissão da Pessoa Idosa deste mês teve uma falta muito sentida. Estava mais silenciosa, sem as contribuições pertinentes e inteligentes de Ana Edde, presente em todas as reuniões. A advogada e militante faleceu em junho, aos 85 anos. Dos participantes da comissão, por meio do vereador presidente, partiu uma forma de homenageá-lá: nomear o projeto de participação política de pessoas idosas da Câmara como Câmara Sênior Ana Edde. “O projeto de lei já está pronto, vamos protocolar no próximo período”, pontuou Julinho.

 

Os novos membros do Câmara Sênior serão empossados no dia 28 de agosto.

 

Mais informações:  3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade