Publicada em: 13/04/2023 - 796 visualizações
A Escola do Legislativo Professor William Coury Jabour (Elejuf), da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), promoveu na manhã desta quinta-feira, 13, um curso para seus colaboradores com o tema “Segurança no Trabalho: segurança do servidor”. O encontro desta manhã foi ministrado pelos servidores Jane Mendonça Bruno, gerente do Departamento de Ambiência Organizacional (DAMOR) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Geraldo Zeferino Vieira, supervisor de prevenção da segurança do trabalho do Executivo, e Aline do Nascimento Bondi, técnica em segurança do trabalho da CMJF.
Os palestrantes esclareceram que a segurança do trabalho no serviço público é relativamente recente no país. Há quatro meses, a Câmara deu posse à técnica de segurança Aline Bondi, que vem implementando um programa de segurança na CMJF. “A legislação é muito evoluída no que diz respeito à segurança do trabalho. No setor público, no entanto, a gente usa as normas celetistas. Mas a Câmara tem nos apoiado muito. Já vamos fazer treinamentos para formar uma brigada com 30 membros. O próximo passo é partir para as questões de ergonomia”, relatou Aline. A primeira ação da técnica na Câmara foi percorrer todos os setores da Casa Legislativa, fazendo um relatório técnico-fotográfico contendo, por exemplo, questões relativas à ergonomia, ao telhado, à eletricidade, e aos equipamento de proteção individual (EPI).
Os servidores da PJF exemplificam que o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) é multidisciplinar e está sendo instaurado na Prefeitura. “O PGR é um levantamento da atividade do trabalhador, dos riscos aos quais ele está exposto e de como fazer a prevenção. O PGR é encaminhado pro médico do trabalho que vai fazer os exames em cima do risco a que a pessoa está exposta. O médico tem que ficar no lugar do trabalho, próximo ao trabalhador. Isso salva vidas, faz com que pessoas deixem de adoecer. Com a medicina do trabalho, já detectamos doenças como câncer e diabetes. Prevenção não é só no trabalho, é sempre, é pra vida”, relatou Geraldo Vieira.
A saúde mental também foi destacada como sendo um dos maiores motivos de afastamento dos servidores públicos atualmente. Jane abordou o fato de a PJF ter uma comissão de análise de assédio moral que tem funcionado muito bem. “Estamos percorrendo as secretarias. O DAMOR tem dois psiquiatras para se envolverem nessas questões. Evitar que o trabalhador adoeça em função da saúde mental é muito importante”, disse Jane.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade