Publicada em: 30/03/2023 - 1155 visualizações
A despedida do Março Mês da Mulher aconteceu com celebração. Na noite desta quinta-feira, 30, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) homenageou 19 mulheres com a Menção Honrosa Vera Faria. A solenidade aconteceu no Plenário do Palácio Barbosa Lima e marcou a entrega do título - ofertado anualmente a mulheres que fizeram a diferença na cidade e são protagonistas como profissionais, empreendedoras, ativistas, educadoras, voluntárias, líderes e agentes comunitárias.
Na abertura da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio-Garotinho (PV), passou às quatro vereadoras eleitas, Cida Oliveira (PT), Protetora Kátia Franco (REDE), Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL) a palavra para a saudação oficial. Foi a primeira vez, conforme destacou a vereadora Tallia, que as vereadoras ocuparam esses lugares em solenidades. Garotinho reforçou também a importância da presença feminina na política e destacou que, durante todo o mês de março, a Câmara Municipal promoveu diversos eventos abertos ao público com o tema “Nossa saúde, Nossas Vidas”.
A homenageada Flávia Flávio representou todas as contempladas com um discurso emocionado na Tribuna da Casa. A servidora da Câmara agraciada listou uma série de conquistas de mulheres em diversas partes do mundo, e também as mulheres comuns, como ela e as homenageadas, que no dia a dia transformam o mundo. “Nós, mulheres comuns, que às vezes não nos destacamos na sociedade, que estamos por aí no dia a dia desbravando e lutando. Mulheres que conquistam e rompem com padrões. Essas mulheres tentam romper com o ciclo de discriminação histórico, tentam romper com abuso, com assédio e com violência das mais diversas formas sofridas por causa do machismo”. Hoje, 19 histórias neste contexto foram reconhecidas.
Vera Faria
Vera Faria foi a quinta mais bem votada entre os eleitos para a primeira legislatura após o regime militar, entre 1968 e 1972. Ela foi pioneira também no Executivo, sendo a primeira mulher a ocupar uma secretaria municipal, a de Trabalho e Bem-Estar Social, onde realizou um trabalho eficiente ao lado da secretária de Educação, Ruth Hargreaves. Na Câmara, ela deu ênfase ao trabalho social, voltado principalmente para o menor carente e o idoso. Ela é autora da lei que criou o Clube Educativo dos Engraxates Dom Bosco, que encaminhava jovens para a educação, o trabalho, a saúde, e o lazer, e viabilizou a criação da Guarda Mirim. A pioneira Vera Faria faleceu no dia 27 de janeiro de 2018 no Rio de Janeiro.
Homenageadas 2023
Fabiana Carla da Silva Reis Oliveira
Fabiana Inácio Neto
Flávia Duarte Tavares Flávio
Heloísa Helena Monteiro
Hilda Aparecida Linhares da Silva
Idalina Conceição da Silva Rodrigues
Iracema Reis Matos Oliveira
Jane Berlose Moysés
Jaqueliny dos Santos Ribeiro Gonçalves
Katia Damazio Faustino
Maria Aparecida Pereira
Marília Gonzaga Carvalho
Patrícia Cardoso
Rafaela Carolina Lopes Assis Luns
Regina Célia de Araújo Sant’Ana Mateus
Rita de Cássia Marins Ramalho de Mello
Rita de Cássia Vianello Lima
Rita Paula Campissi de Souza
Sandra Mendonça Fortuna
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade