Publicada em: 27/03/2023 - 1111 visualizações

Câmara recebe representantes do Ministério Público em visita ao CIAM

Câmara recebe representantes do Ministério Público em visita ao CIAM (27/03/2023 00:00:00)
  • A visita de promotoras de Justiça ao órgão teve caráter informativo e troca de experiências; a proposta é de ampliação da rede de apoio à mulher vitimada
 

 O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu nesta segunda-feira, 27, as promotoras de Justiça do Ministério Público (MPMG) de Minas Gerais Nicole Frossard de Filippo e Patricia Habkouk. A visita faz parte de uma ação do MPMG e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (CAOVID).

Durante a apresentação dos serviços prestados pela Câmara, o presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio-Garotinho (PV), reiterou o papel do CIAM para impulsionar os cuidados no atendimento às mulheres vítimas de violência e os esforços engendrados para as novas parcerias. “O CIAM é mais uma porta que a Câmara oferece para mulheres vítimas de violência poderem se manifestar, com protocolos de encaminhamentos e atendimento sigiloso. Estamos com projetos de ampliação da nossa rede com o MP e outras entidades”, explicou. 

 

A localização do CIAM, no Parque Halfeld, teve destaque na conversa como um diferencial para o papel da Câmara no atendimento. A promotora Patrícia Habkouk chegou a apresentar o desejo de fazer de Juiz de Fora a cidade polo de atendimento às mulheres, e que o espaço do CIAM ajude a assegurar cidadania, informações e encaminhamento para os órgãos da rede. Já Nicole de Fillippo disse ser preciso ampliar a integração entre esses equipamentos. “Faremos outras visitas para intensificar as reuniões com outros integrantes da rede. Temos de melhorar e vamos. Mas eu entendo que está adequado”. Ela lembrou ainda que a porcentagem de "45% da violência é invisível e não aparece nos nossos números”.

 

Acompanharam a visita as vereadoras Cida Oliveira (PT), Laiz Perrut (PT), e Tallia Sobral (PSOL); o diretor jurídico da Casa, Vitor Passos; e a coordenadora do CIAM, Rosângela Gonzaga; servidores que apresentaram o funcionamento dos protocolos dos atendimentos às vítimas de violência e, junto com as promotoras, debateram maneiras de criar mais apoio às vítimas e novos serviços. 

 

CIAM

 

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) foi criado em novembro de 2021 por meio da Lei 14.331/21. Nos últimos três meses de 2023, o CIAM atendeu mais de 90 pessoas vítimas de violência, além de ter recebido mais de 200 mensagens em aplicativo de mensagem buscando orientações e apoio. 

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade