Publicada em: 24/03/2023 - 914 visualizações

Vereadores participam da reinauguração do Palacete Santa Mafalda, o Grupo Central

Vereadores participam da reinauguração do Palacete Santa Mafalda, o Grupo Central (24/03/2023 00:00:00)
  • A sede da E. E. Delfim Moreira foi completamente restaurada; o Legislativo juiz-forano participou do processo por meio de cobrança de vereadores e Audiência Pública
 

 Nesta sexta-feira, 24, o edifício histórico do Palacete Santa Mafalda retorna a sua função secular: ser sede de uma escola, a E. E. Delfim Moreira, que voltará a ocupar o espaço em até 60 dias. Vereadores da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) acompanham há anos a reforma, e participaram da cerimônia de reinauguração do espaço, restaurado pelo governo do estado de Minas Gerais. As intervenções beneficiam a fachada – que já pode ser contemplada na esquina da Av. Rio Branco com a R. Braz Bernardino, além de toda a parte interna. 

“Precisamos valorizar e reconhecer o patrimônio histórico. O governo do estado entrega hoje uma obra de suma importância para Juiz de Fora, cabe a nós cuidar e preservar essa escola”, destacou o presidente da Câmara, Zé Márcio-Garotinho (PV), convidado a se manifestar. Além da comunidade escolar, participaram do evento os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), Cido Reis (PSB), João Wagner Antoniol (PSC), Julinho Rossignoli (PP), Marlon Siqueira (PP), Pardal (UNIÃO), Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Vagner de Oliveira (PSB). Alguns secretários de estado e deputados, como a Delegada Ione (AVANTE, federal) e Noraldino Jr. (PSC, estadual), também fizeram parte da cerimônia. 

A Câmara acompanha o caso desde o fechamento da escola, em 2013. O vereador Marlon Siqueira lembrou da Audiência Pública de sua autoria, em 2017, a partir da qual foi possível perceber que não havia nem o projeto da restauração do prédio histórico. “A partir daí, colocamos o projeto ‘embaixo do braço’. Me reuni ao lado da direção da escola com a Funalfa, o Corpo de Bombeiros, o departamento de obras do estado e até consegui uma assinatura do então candidato ao governo Romeu Zema para a conclusão da restauração e tudo isso começou com aquela audiência. Isso mostra a força dessa Casa Legislativa”.

Fundo especial para manutenção 

No discurso do governador, Romeu Zema (NOVO) defendeu que os alunos merecem a melhor estrutura possível para o estudo, anunciando recursos especiais próprios para restauração de partes do prédio que forem se desgastando. “Estamos devolvendo para a comunidade, depois de mais de dez anos fechado, esse prédio que é um monumento histórico, para uso da população, e para a educação”, apontou o chefe do Executivo estadual.

Para conferir a matéria, clique aqui.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade