Publicada em: 16/03/2023 - 936 visualizações

Elejuf realiza capacitação contra o assédio no trabalho

Elejuf realiza capacitação contra o assédio no trabalho (16/03/2023 00:00:00)
  • Os Encontros Elejuf são eventos dinâmicos, focados no Legislativo e na Administração Pública em geral, com temas diversos

O combate ao "Assédio moral, físico e emocional no ambiente de trabalho" foi o tema do Encontro Elejuf desta quinta-feira, 16. Os encontros são promovidos pela Escola do Legislativo William Coury Jabour (Elejuf), da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), a fim de capacitar servidores públicos de Câmaras Municipais. O evento desta manhã teve como palestrante a psicóloga servidora do Senado Federal

Marina Andrade Vahle, além da participação da servidora do Centro Integrado de Apoio à Mulher (CIAM) da CMJF Gilmara Santos Mariosa, doutora em psicologia.

Marina Vahle enfatizou a necessidade de se ganhar a confiança de servidores e gestores. Segundo ela, campanhas na instituição, matérias esclarecedoras e, até mesmo, o uso de totens espalhados pelos órgãos podem esclarecer conceitos e ajudar a combater a cultura do assédio. Para Gilmara, ter um setor específico para denúncias de assédio nas instituições encoraja as vítimas. “Quando a gente faz esse trabalho, as pessoas se sentem mais motivadas e encorajadas a relatar e denunciar suas experiências. Começando a haver resultado, outras pessoas vão chegando e tendo cada vez mais confiança no nosso setor”.

Quase 50 servidores participaram do Encontro Elejuf desta manhã. O coordenador da Escola, Sérgio Loures, avaliou a palestra de hoje como positiva. “O tema foi denso. Ainda assim, as pessoas permaneceram no local, interessadas em participar. Foi muito exitoso. A escola sempre procura trazer pros seus encontros pessoas que lidam no ambiente Legislativo. Além de trazer qualidade à discussão, a gente faz um estreitamento das relações”.

Trabalho do RH

Desde 2019, o Departamento de Recursos Humanos (RH) da CMJF conta com um psicólogo. RH e CIAM trabalham juntos em projetos de resolução de conflitos. “O assédio pressupõe a intencionalidade e a repetição do ato que colocou – no nosso caso aqui, o servidor — em uma situação vexatória, uma situação ruim. Toda essa discussão, se é ou não um caso de assédio, a gente procura resolver, com os trabalhos do RH, alternativas para que possa haver uma intervenção e, sobretudo, resolva o principal problema, que é o dano psicológico, emocional e social que o assédio pode causar”, disse o servidor psicólogo Lucas Martins.

A Escola do Legislativo fica na sede administrativa da Câmara Municipal, na Rua Marechal Deodoro, 722, 1º andar.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa