Rose França recebe projeto de estudantes sobre flanelinhas “A proposta de regularizar a situação dos flanelinhas rendeu frutos. É muito importante, para a cidade, que toda a população se mobilize na apresentação de soluções para os problemas que envolvem o dia-a-dia do juizforano”. A observação foi da vereadora Rose França (PSC) que recebeu um grupo de estudantes da Faculdade de Serviço Social da UFJF, na Câmara. A intenção da visita foi apresentar, a legisladora, um projeto elaborado pelas alunas sobre a atuação dos flanelinhas nas ruas de Juiz de Fora.
Rose, que já havia solicitado audiência pública para tratar o tema, ficou surpresa com a proposta das universitárias, que se colocaram à disposição da vereadora na elaboração de um projeto abrangente para essa parcela da população.
Identificar e analisar o perfil e a trajetória dos guardadores de carro no mercado informal. Foi esse o ponto de partida do trabalho das universitárias que puderam traçar um mapa sobre o assunto. “Traçamos o perfil dos guardadores de carros, identificamos possíveis lideranças entre eles, compreendendo melhor o motivo que os levaram a desenvolverem essa atividade”, disse Thássia Cristina da Silva Soares.
O projeto abordou também os aspectos trabalhistas da atividade. As estudantes questionaram se guardador de carro deve ou não ser considerada uma profissão. Foram elaborados questionários e dinâmicas de aplicação para que se pudesse fazer um diagnóstico da situação. “Para surpresa do grupo, a maioria dos flanelinhas possue casa própria e está na atividade por ter sido alijados do mercado de trabalho formal”, concluiu Thássia.
A proposta foi ao encontro do projeto da vereadora Rose França e servirá como complemento da matéria. A idéia da legisladora é identificar esses profissionais, através de uma triagem rigorosa, afim de se evitar a ação de criminosos.
A matéria foi motivada pelo crescente número de trabalhadores informais que vêm exercendo a atividade de flanelinha no município. O fenômeno tem preocupado o Poder Público, que vê necessidade de uma intervenção imediata. Uma das propostas é fazer com que esses trabalhadores se organizem em associações, para que sejam prontamente identificados como prestadores de serviços à comunidade.
Rose acredita que não há necessidade de a Prefeitura criar novos programas para o aproveitamento desses adolescentes e sim inseri-los nos que já estão em desenvolvimento. Para o vereadora, a audiência pública serviu para que a população e a sociedade organizada pudessem fazer o seu próprio julgamento sobre a utilidade pública dessa atividade. Ela defende a idéia do cadastramento e acha que a polícia poderá ajudar nesse processo, dando apoio à equipe que fará a triagem nas ruas. Ele está preocupado, porém, com aquelas pessoas que utilizam da atividade para arquitetarem roubos e ações criminosas.
Vereadora entrega Moção a estudantes de Comunicação
“Reconhecimento público de um trabalho que tem repercussão na cidade e mostra a transparência das ações legislativas”, assim definiu a vereadora Rose França (PSC) que entregou Moção de Aplauso a estudantes do curso de Comunicação Social da UFJF, em solenidade no plenário da Câmara. “Essa homenagem está sendo entregue em função dos estudantes e professores estarem desenvolvendo um trabalho isento, de qualidade e plural, abrindo espaço para a manifestação de amplos setores da sociedade”, disse.
A vereadora reconhece o empenho da Faculdade de Comunicação pela formação de profissionais qualificados que podem prestar serviços a todo país, contribuindo para a consolidação do processo democrático. A informação é considerada por Rose uma ferramenta fundamental para a formação da opinião pública e a conseqüente influência da população nos rumos do país.
Receberam os alunos, Camila Angelina Santos, Douglas Rocha de Souza, Thiago Lopes Valério e Ana Carolina Cirino. Representando o reitor, Henrique Duque, o secretário Geral da UFJF, Basileu Rodrigo Tavares.
|