Publicada em: 15/03/2023 - 855 visualizações

Parlamento Jovem abre discussão anual sobre juventude e mercado de trabalho

Parlamento Jovem abre discussão anual sobre juventude e mercado de trabalho (15/03/2023 00:00:00)
  • A cerimônia de abertura reuniu estudantes, professores, e membros da equipe coordenadora

O Parlamento Jovem (PJ) de 2023 está oficialmente instalado em Juiz de Fora. Na tarde da última quarta-feira, 15, os estudantes lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) para abrir a iniciativa de discussão política neste ano. O evento contou com a presença dos jovens escolhidos pelas cinco instituições participantes do PJ neste ano: o Colégio dos Jesuítas, o Colégio Santa Catarina, a E. E. Duarte de Abreu, a E. E. Professor Teodoro Coelho, e a E. E. São Vicente de Paula.

O encontro contou ainda com a presença de professores, parlamentares e a equipe coordenadora da iniciativa na cidade. Durante o evento, o presidente da CMJF, vereador Zé Márcio Garotinho (PV), destacou a importância de a juventude fazer parte das discussões políticas. “É importante discutir política em todas as faixas etárias. O Parlamento Jovem se propõe a isso: que a gente faça uma discussão política com os jovens das escolas públicas e privadas”.

No início da cerimônia, o grupo artístico InaciArtes, do Colégio dos Jesuítas, realizou uma apresentação cultural com cinco músicas em seu repertório. Sabrina Lopes, participando pela primeira vez do PJ e representando os alunos novatos na ocasião, destacou a importância da iniciativa. “O que estamos plantando aqui é para nossos filhos viverem no futuro. Creio que [o PJ] vai ser muito importante para todos aqui, pois iremos aprender uns com os outros”.

O vereador André Luiz (REPUBLICANOS) e as vereadoras Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL) também prestigiaram o evento. Neste ano, os estudantes vão discutir o tema “Jovem e mercado de trabalho” e formular possíveis projetos de lei capazes de beneficiar a vida em sociedade, em conjunto com os adolescentes de mais de 150 cidades do estado de Minas Gerais.

PJ em São João Nepomuceno

Na última terça-feira, 14, o servidor da CMJF que atua como coordenador regional do PJ, Sérgio Dutra, visitou a Câmara Municipal de São João Nepomuceno-MG para apresentar a iniciativa aos alunos. “O Parlamento Jovem não é uma gincana, não é uma disputa entre escolas, não é uma disputa entre cidades. É um programa de formação política para o jovem, [...] é entender a política como instrumento que temos para poder regular as nossas relações sociais”, relatou. O município de São João Nepomuceno integra o Polo Zona da Mata II, que também conta com Guarani, Descoberto, Lima Duarte, Goianá e Astolfo Dutra, todas em Minas Gerais.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa