Publicada em: 01/03/2023 - 1915 visualizações

Comissão de Saúde visita e fiscaliza a UBS do Borboleta

Comissão de Saúde visita e fiscaliza a UBS do Borboleta (01/03/2023 00:00:00)
  • A iniciativa de ir ao equipamento surgiu após denúncias de falta de médicos; vereadores constataram a necessidade de um reforma no espaço físico
 

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Borboleta, região Oeste, recebeu na manhã desta quarta-feira, 1º de março, a visita da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). O grupo formado pelos vereadores Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO - presidente), Juraci Scheffer (PT), Pardal (UNIÃO) e Julinho Rossignoli (PP) esteve no local após informações repassadas pelo Conselho Local de Saúde de que o equipamento estaria sem o atendimento de médicos.

 

“O tom da solicitação nos preocupou muito”, abordou o presidente da comissão, Dr. Antônio Aguiar, reforçando, ainda, que antes da visita à UBS “foi feita uma abordagem junto à Secretaria de Saúde que havia nos dito que não haveria problemas em relação aos médicos na unidade”. “O que nós vimos aqui é que os problemas são mais de ordem estrutural. É uma unidade pequena para a necessidade e crescimento do bairro. A gente vê comprometimento da equipe, envolvimento”, disse, observando que existem algumas carências de recursos humanos, como de profissionais de enfermagem e da assistência social.

 

Já o vereador Juraci Scheffer apontou que, além da falta desses profissionais, a unidade precisa passar por reformas. “Há emendas parlamentares minhas e de outros vereadores, e que ainda não foram pagas, para essa UBS. Elas são para fazer reformas, melhoriass, para tirar infiltrações, como na sala de vacina que está mofada, fazer uma nova pintura. Mas o que se pensa aqui é da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde que consiga atender ao Borboleta e às comunidades adjacentes”. Segundo Pardal, que é o líder de governo, todas as demandas identificadas na visita desta quarta-feira serão enviadas ao Executivo. “Nós vamos buscar todo o levantamento que já foi feito aqui para o secretário de Saúde, Ivan Chebli, para que as pessoas não passem dificuldade”.

 

Atualmente, a UBS do Borboleta atende cerca de 9,6 mil pessoas, nos Bairros Borboleta e Nova Germânia. Só para 2023, a Câmara destinou cerca de R$ 384 mil para a unidade por meio das emendas que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade