Publicada em: 03/01/2023 - 1566 visualizações

Agora é Lei - Pix poderá ser usado no pagamento de tributos

Agora é Lei - Pix poderá ser usado no pagamento de tributos (03/01/2023 00:00:00)
  • Agora os cidadãos podem utilizar formas digitais, como o Pix e a transferência bancária, para quitação de débitos de natureza tributária
 

Após aprovação em Plenário pelos vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), o Executivo sancionou nesta terça-feira, 3, projeto de lei (PL) que institui o direito do contribuinte de ter acesso a meios e formas de pagamento digital, tais como Pix e transferência bancária, para quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições. A Lei nº 14.550 é de autoria do vereador Pardal (UNIÃO) e estabelece também que, caso o contribuinte faça a opção pelo pagamento digital, esses meios devem possibilitar a identificação do cidadão e do débito a ser pago, por meio de cruzamento de dados.

 
A norma determina que o pagamento digital dos tributos não é obrigatório, sendo, portanto, uma possibilidade de escolha do contribuinte. No caso de pagamento por meio de Pix, a Administração Pública poderá disponibilizar três chaves para a quitação: QR Code, link específico ou chave aleatória. Além disso, o texto da lei também destaca que os encargos e eventuais diferenças de valor cobrados por conta da utilização deste método de pagamento vão ficar exclusivamente a cargo do contribuinte.
 
Na justificativa do texto, o vereador destaca que o objetivo da proposição é “modernizar e simplificar o ambiente tributário do município”. “Trata-se de uma alternativa para facilitar o pagamento dos tributos, dando ao cidadão uma forma mais prática de realizar tais transações”, aponta Pardal. 
 
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade