Publicada em: 12/12/2022 - 974 visualizações

Vereadores cobram mais diálogo na implantação de binário no São Pedro

Vereadores cobram mais diálogo na implantação de binário no São Pedro (12/12/2022 00:00:00)
  • A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Juraci Scheffer; moradores e vereadores pediram mais diálogo com a sociedade antes desta alteração no trânsito e o uso do trecho da BR-440 como via auxiliar; secretário de Mobilidade Urbana descartou mudanças imediatas
 

O trânsito da Cidade Alta pode ser afetado por uma grande mudança: o binário do Bairro São Pedro, compreendido principalmente pela alteração para mão única no fluxo das Avenidas Presidente Costa e Silva e Pedro vc Henrique Krambeck. Nesta segunda-feira, 12, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) discutiu pela 1ª Audiência Pública do décimo segundo Período Legislativo as possíveis mudanças viárias sugeridas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) naquela região.

“Todos nós sabemos que o trânsito na Cidade Alta está caótico, causado por um crescimento desordenado, em uma situação insustentável. Aumentou-se muito a população da região, mas as ruas são as mesmas”, relatou o presidente da CMJF e proponente do encontro, Juraci Scheffer (PT). O vereador cobrou mais diálogo com a população antes da implantação do binário, e o uso do trecho da BR-440. “A rodovia foi construída sem planejamento, mas hoje é uma realidade e, neste sentido, pode ser uma solução viável”.

Na fala dos vereadores, Cida Oliveira (PT) apontou as dificuldades que a região passa por conta da criação da BR-440, enquanto Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) sugeriu que as mudanças sejam progressivas no trânsito local. “Mexer de forma muito radical nessas condições pode piorar a situação da Cidade Alta”, disse, citando alterações em trechos específicos, como no trevo que liga a região ao Bairro Casablanca. Como solução de outra intercessão que gera retenção no trânsito, Marlon Siqueira (PP) ponderou que seria possível uma mudança na saída da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em um terreno adjacente.

O pedido por mais diálogo do Executivo com moradores e comerciantes foi a tônica das manifestações populares. Outra preocupação recaiu sobre a possível diminuição da oferta de transporte público e do fluxo de pessoas no local, que poderia influenciar negativamente o comércio da região. Os vereadores Zé Márcio Garotinho (PV) e João Wagner Antoniol (PSC) defenderam a ampliação do debate e a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério Público (MPMG) nas discussões, respectivamente, e Tiago Bonecão (CIDADANIA) reconheceu que as mudanças no local não são simples e precisam de atuação de órgãos federais.

Respondendo aos questionamentos, o secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David, descartou mudanças imediatas e disse que o uso da BR-440 está nos planos da Prefeitura em uma futura intervenção. “A prefeita [Margarida Salomão], no dia 2 de janeiro de 2023, vai incidir sobre o Dnit o uso da via”. Segundo o secretário, a maior preocupação da pasta seria a solução de retenções no trânsito que acontecem naquele espaço, mas que vai ampliar mais o debate com os moradores e usuários da via. “Essa reunião não é em vão, vamos trabalhar junto com a Câmara Municipal, entidades e lideranças comunitárias para achar a melhor solução”, finalizou.

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa

 


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