Publicada em: 17/10/2022 - 1821 visualizações

Semana de incentivo à doação de medula óssea é celebrada em JF

Semana de incentivo à doação de medula óssea é celebrada em JF (17/10/2022 00:00:00)
  • Neste ano, a campanha de conscientização permanece até o próximo sábado, 22, com o objetivo de mobilizar a sociedade juiz-forana para a importância desse ato de amor
 

A Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea passou a integrar o Calendário Oficial do Município em 2016, com a sanção da Lei nº 13.368. Anualmente, durante a semana do dia 20 de outubro, são promovidas ações de conscientização da importância do doador de medula óssea, além de divulgação e alerta a respeito das doenças que afetam o tecido. Neste ano, a semana é celebrada até o próximo sábado, 22, e para reforçar a campanha, a JFTV Câmara produziu uma série de materiais audiovisuais que serão veiculados ao longo da semana, e estarão disponíveis no YouTube e nas redes sociais da Casa.

O autor da lei, vereador Zé Márcio Garotinho (PV), destaca que a ação é uma forma de estimular mais pessoas a serem doadoras. “Sabemos que a chance de encontrar um doador na família é de 25%, quando são irmãos, e de uma para 100 mil fora do vínculo familiar. São chances reduzidas, por isso a importância de termos uma base de cadastro ampla. Assim conseguimos levar mais esperança às pessoas que tanto esperam pelo transplante”.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela, são produzidos os componentes do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas; ela é, por conta disso, conhecida como fábrica do sangue. Entretanto, quando alguma doença sanguínea, como a leucemia, impede ou prejudica o pleno funcionamento do tecido, o paciente precisa passar por um transplante, que substitui as células doentes de medula óssea por células saudáveis.

No Brasil, a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil; por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes. Para se cadastrar como um doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade; entretanto, pessoas com idades entre 18 e 55 anos já cadastradas podem doar. Para isso, é preciso estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. Primeiramente, o doador precisa realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), em que serão informados seus dados pessoais, e serão colhidos 5 ml do seu sangue. A coleta será examinada em testes de laboratório, e quando houver um paciente compatível, o doador será consultado para decidir quanto à doação. Em Juiz de Fora, é possível realizar o cadastro no Hemominas, que fica localizado na Rua Barão de Cataguases, S/N.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade