Publicada em: 25/05/2022 - 895 visualizações
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu na manhã desta quarta-feira, 25, uma roda de conversa com conselheiros tutelares da cidade para debater o tema “Os desafios enfrentados na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município de Juiz de Fora”. A conversa foi transmitida ao vivo pela JFTV Câmara, canal digital 35.1, e faz parte das ações do Maio Laranja, mês de conscientização e combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
O presidente da comissão, o vereador André Luiz (REPUBLICANOS), destacou que o bate-papo é mais uma das ações que a Casa Legislativa tem promovido em prol das crianças e adolescentes. “A Câmara tem um papel muito importante, não só a comissão, mas a Câmara com um todo. Aqui são decididas as leis principalmente que respaldam os conselheiros tutelares, nas demandas dos conselheiros tutelares, para que eles desempenhem o papel”, disse. André apontou, ainda, a importância do conselho tutelar dentro da rede de proteção de Juiz de Fora - composta por Ministério Público, secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Delegacias. “Os conselheiros são os que estão na ponta da linha, são os primeiros agentes a serem procurados nos casos de violação dos direitos da criança. Então todo o investimento que é feito no conselho tutelar é feito nas crianças do nosso município”, afirmou.
Durante a roda de conversa, os conselheiros tutelares abordaram diversas pautas dentro do tema principal como a existência ou não de um perfil de abusador, os métodos usados pelos abusadores, a frequência com que os relatos chegam aos conselhos e a subnotificação. Além disso, palestras em escolas, o fortalecimento da rede de proteção e a criação de uma delegacia especializada também permearam o debate. Para assistir à conversa, completa basta acessar a página do YouTube da Câmara Municipal. A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude é composta também pelos vereadores Nilton Militão (PSD), Tiago Bonecão (CIDADANIA) e João Wagner Antoniol (PSC). Maio Laranja Criado em 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, marca uma tragédia. Na mesma data, em 1973, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e morta. O caso aconteceu em Vitória, Espiríto Santo. Seu corpo foi encontrado carbonizado seis dias depois. Os assassinos da menina nunca foram punidos, mas o caso tornou-se emblemático e fez nascer a luta e a mobilização pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O Maio Laranja nasce para dar visibilidade a tantas outras Aracelis do Brasil. O mês de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é mais uma iniciativa para educar, prevenir e salvar crianças e adolescentes de violações de direitos. O silêncio não é uma opção: denuncie. - Disque 100 - Polícia Militar - 190 - Polícia Civil -180 - Conselho Tutelar (32) 98429-4740 / 3690-7398 (Norte) (32) 98431-4793 / 3690-7397 (Sul/Oeste) (32) 98463-0980 / 3690-7390 (Leste) Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade