Publicada em: 22/11/2021 - 313 visualizações

Câmara apresenta debate sobre Consciência Negra

Câmara apresenta debate sobre Consciência Negra (22/11/2021 00:00:00)
  • A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu um debate em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com o objetivo de abrir uma discussão sobre as relações raciais ao longo da história de Juiz de Fora e a participação do negro no espaço público da cidade, passando...
 

O encontro foi transmitido pela JFTV Câmara, canal digital 35.1, sexta-feira, 19, e pautou temas voltados para as relações raciais 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu um debate em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com o objetivo de abrir uma discussão sobre as relações raciais ao longo da história de Juiz de Fora e a participação do negro no espaço público da cidade, passando por assuntos como a importância da educação antirracista nas escolas e a necessidade de políticas públicas voltadas para a inclusão dessa população. As convidadas para o debate foram a servidora Gilmara Mariosa, supervisora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM); Rita Félix, gerente do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (DMPAC) da Funalfa; e Milena Silva, mestranda em ciências sociais e professora da educação básica.

Mediado por Gilmara, o encontro trouxe panoramas históricos da influência da população negra na formação dos espaços públicos do município e a atual ocupação desses espaços por pessoas brancas, tema abordado por Rita, que é formada em ciências sociais e tem mestrado em história. A servidora da Funalfa ainda destacou a essencialidade da cultura negra para a formação da cultura brasileira como um todo e a importância da representatividade para essas pessoas. “Há a necessidade de autoconhecimento, organização e projeto da população negra para que ela possa ter conhecimento de sua história e ancestralidade para se autoafirmar", destacou a convidada.

Outro tema fortemente defendido no debate, exposto pela convidada Milena, foi a educação, vista como um fundamento básico para o empoderamento das pessoas. A socióloga pautou sua vivência como mulher preta na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ressaltou as políticas de inclusão da instituição que criam oportunidades para a população negra, principalmente na formação de professores negros. As convidadas também falaram sobre a hostilização de pessoas negras em locais públicos mais elitizados, como shopping centers, e a necessidade de políticas públicas voltadas para o combate ao racismo e para a inclusão. “É muito importante a gente pontuar que a responsabilização dessas questões raciais não dizem respeito só a nós, pessoas negras. É uma responsabilidade de todos, inclusive da branquitude”, salientou Milena.

Para conferir o debate completo, é só acessar o canal do YouTube da JFTV Câmara.  

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade