Publicada em: 24/09/2021 - 615 visualizações
A JFTV Câmara conversou com especialistas da área da saúde, com o Poder Público e com voluntários de rede de apoio; o conteúdo está sendo veiculado no canal digital 35.1 e no YouTube
Com a finalidade de mostrar que o suicídio é evitável, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio de conteúdos produzidos e apresentados pela JFTV Câmara, segue com a campanha voltada para o Setembro Amarelo - mês de prevenção ao autoextermínio. A última matéria produzida pelo veículo, que vem sendo transmitida, desde a última quarta-feira, 22, pelo canal digital 35.1 e já está disponível no YouTube, trouxe as visões de especialistas da área da saúde, do Poder Público e de voluntários que integram uma rede de apoio, para reiterar as formas de prevenção e os meios de conseguir ajuda em caso de necessidade.
No vídeo, a repórter Maria Judith apresentou dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os quais registram mais de 13 mil suicídios todos os anos no país, demonstrando a necessidade de se falar sobre o assunto. Em conversa com o psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Éder Schimdt, a estigmatização da saúde mental foi colocada em pauta. “Pessoas crescem sem que possam desenvolver uma segurança quanto a sua possibilidade de resolver, contornar ou mesmo suportar situações adversas. E isso pode fazer com que, em um determinado momento, a pessoa se julgue sem condições para enfrentar aquilo que ela está passando”, ressaltou.
Para a psicóloga Rosane Jacques, gerente do Departamento de Saúde Mental da Prefeitura de Juiz de Fora, a falta de uma política de igualdade social é que leva as pessoas ao suicídio. “Essa igualdade social, que passa também pelo acesso à saúde, passa por outros acessos de outras políticas, relacionadas a gênero, raça, emprego e educação", compartilhou. A especialista ainda destacou o trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são considerados serviços estratégicos, com atenção especializada em saúde mental, e que aumentaram seus atendimentos em decorrência da pandemia.
O corpo de bombeiros do município realiza trabalhos relacionados ao atendimento de tentativa de suicídio, ocorrências que aconteceram 52 vezes entre janeiro e agosto de 2021 e que tiveram, nesse período, uma média de 80% de salvamentos, destacando a importância do estudo de abordagens mais humanizadas nessas instituições. A Polícia Militar é outra corporação que possui uma preparação específica para lidar com a questão, oferecendo o Curso de Abordagem à Tentativa de Suicídio (CATS) já na formação desses profissionais.
Para assistir a matéria completa, é só acessar o YouTube da JFTV Câmara. E lembre-se, em caso de necessidade, é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.
Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade