Publicada em: 21/09/2021 - 357 visualizações
O encontro aconteceu na última terça-feira, 21, Dia Nacional da Doença de Alzheimer, e contou com a presença do neuropsiquiatra geriátrico dr. Sérgio Fonseca; a transmissão foi feita pela JFTV Câmara, canal digital 35.1, e pelo YouTube
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) apresentou, na última terça-feira, 21, em celebração ao Dia Nacional da Doença de Alzheimer, a palestra Vamos conversar sobre demência?, transmitida pela JFTV Câmara, no canal digital 35.1, e no YouTube. O encontro, que aconteceu no formato on-line, contou com a presença do médico especialista em neuropsiquiatria geriátrica e membro da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), dr. Sérgio Fonseca, além dos convidados Rosângela Bonoto, coordenadora do Centro de Vivência do Idoso, e dr. Rafael Cunha Silvério, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O vereador Julinho Rossignoli (PATRIOTA), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal, também esteve presente na reunião.
A palestra foi apresentada junto às ações da Câmara e da comissão que visam a debater políticas públicas que contemplem a população idosa de Juiz de Fora. No início do evento, Julinho Rossignoli ressaltou que o assunto da live é muito importante, tendo em vista que, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 33% da população idosa sofrem com a demência, a qual afeta mais mulheres que homens. De acordo com o dr. Sérgio Fonseca, que fez uma breve apresentação inicial sobre a Abraz e sobre as projeções do número de idosos no Brasil, tomando como base um estudo da Alzheimer’s Disease International 2019, 95% do público em geral acreditam que vão desenvolver demência em algum momento de suas vidas e 62% dos profissionais de saúde acreditam que a doença é parte do envelhecimento normal, números considerados graves.
O especialista também compartilhou estudos de casos para exemplificar os sintomas da demência, que se classifica como uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível, com perda cognitiva e funcional, que interfere nas ações diárias de uma pessoa. Ainda foi feita a diferenciação entre a doença de Alzheimer e a demência, já que uma nem sempre é proveniente da outra, e foram apresentados os fatores de risco que fazem com que o idoso esteja mais suscetível a esse adoecimento, como o nível de escolaridade, de audição, o alcoolismo, a obesidade e o tabagismo, dentre outros tópicos.
Após a apresentação do neuropsiquiatra, os convidados puderam fazer perguntas sobre o tema relacionadas às formas de prevenção, aos medicamentos direcionados para o tratamento, aos tipos de demência e aos trabalhos realizados pela Abraz. Para conferir a palestra completa, é só acessar o canal da JFTV Câmara no YouTube.
Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade