Publicada em: 07/03/2005 - 652 visualizações

Vereador reivindica audiência pública sobre Nova Benfica

Vereador reivindica audiência pública sobre Nova Benfica (07/03/2005 00:00:00)
  • Vereador reivindica audiência pública sobre Nova Benfica        Praça tomada pelo mato, brinquedos quebrados, iluminação precária, ruas sem asfalto, falta de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Esses são alguns problemas detectados pelo primeiro...
 

Vereador reivindica audiência pública sobre Nova Benfica

       Praça tomada pelo mato, brinquedos quebrados, iluminação precária, ruas sem asfalto, falta de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Esses são alguns problemas detectados pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (PRP), em visita ao bairro Nova Benfica. O vereador se sensibilizou com a situação enfrentada pelos moradores, comprometendo-se a solicitar a realização de audiência pública na Câmara Municipal. A data ainda não foi marcada.
        A praça América precisa de cuidados urgentes. O mato é visto por toda a parte, não há mais rampa de madeira que dá acesso aos brinquedos, os balanços estão quebrados, a caixa de fiação exposta criando situação de risco, o piso da quadra é trincado e ao lado há, permanentemente, água empossada, proveniente de uma nascente próxima, isso sem contar um bota-fora que começa a ser feito no local.
        Os estudantes Rayllan Samuey , 13 anos; Thiago Demétrio, 15, e Leonan Westerman Tarma, 13, reivindicam a recuperação de toda a praça, inclusive com a colocação de rede sobre a quadra, mesa de ping-pong e quadra de vôlei. A contratação de um zelador também está sendo considerada necessária para evitar novos vandalismos. As mesas e bancos de concretos foram quebrados, informou o morador Valdir Pereira dos Santos.
        Os problemas não param por aí. A parte alta de Nova Benfica enfrenta a carência de veículos do transporte coletivo e o posto de Saúde é distante. Os moradores recorrem à UBS que atende também aos bairros Vila Esperança I e Vila Esperança II.
        Poucas são as ruas asfaltadas e, segundo o presidente da SPM, Geraldo Salvador Pimentel Cardoso, há várias esburacadas: Ruas Luiz Vicentim, Hélio Gastas Bara, Hélio de Noronha.
        O bairro não teve o crescimento esperado, mas ainda pode se desenvolver. O comerciante Pedro Daniel de Oliveira afirma que, para isso, basta interligar a rua José Ribeiro de Mattos à Rua Almirante Barroso, viabilizando a saída por São Judas Tadeu. Atualmente, o único acesso é por Benfica.
        Canalli registrou as reivindicações dos moradores e pretende mostrá-las a representantes da Prefeitura, para que medidas sejam tomadas.
       


Comissão da Câmara faz cobranças sobre a Hidrelétrica de Picada

       Membros do Conselho Estadual de Assistência Social participam amanhã (08/03) de uma reunião com integrantes do Conselho Municipal sobre os reflexos das obras da Usina Hidrelétrica de Picada. A informação é do secretário da Câmara, José Sóter Figueirôa (PMDB), integrante da comissão formada na Casa para acompanhar a construção.

       O vereador esclarece que lei estadual condiciona a liberação de licença ambiental para toda obra relacionada a hidrelétrica à apresentação de plano de assistência social. O Conselho Estadual aprovou o plano da Usina, porém solicitou ajustes.

        Ainda amanhã será tentada uma reunião dos conselheiros estaduais com a comissão, que conta ainda com os vereadores João Evangelista de Almeida (João do Joaninho – PRP- presidente), Paulo Rogério (PMDB), representantes da comunidade, do Conselho Municipal, da Ama-JF e da empresa.

        Diante da informação de que a o lago deve ser enchido em março, a comissão acelera os trabalhos. João do Joaninho anunciou para a próxima quinta-feira (10/03), às 14h, na Câmara, uma reunião com a presença de técnicos da Feam, da Agenda 21, da DPU e da Votorantim.

        O vereador considera necessário esclarecimentos sobre contratos com ruralistas, condições da estrada e investimento social, principalmente para as comunidades de Jacutinga e Pirapetinga, as mais afetadas pela hidrelétrica.

       


Medalha do Mérito Homenageia 12 personalidades

       A Câmara realiza a entrega da Medalha do Mérito Legislativo no dia 29/04, às 19h30, no plenário Francisco Afonso Pinheiro. A solenidade, em comemoração aos 152 anos da Câmara Municipal, homenageia pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços em diversas áreas e que, por algum motivo especial, mereceram o reconhecimento do Poder Legislativo de Juiz de Fora.

       

       Criada através da Resolução nº 1138, de 26 de março de 2001, a medalha é entregue todos os anos, mediante proposta e deliberação do Conselho de Mérito, formado por vereadores, entidades representativas da sociedade organizada e um ex-vereador, integrante da Legislatura mais antiga.

       

       Foram convidados para integrar a comissão: representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH); do 4º Comando Regional de Policiamento; do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA); do Conselho Municipal de Assistência Social; do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA); do Conselho Municipal de Desportos; do Conselho Municipal de Saúde; da Fundação Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA); da 4ª Subseção/Ordem dos Advogados do Brasil – JF; do Conselho Municipal de Educação e o ex-vereador Fábio Nery.

       

       O presidente da Câmara, vereador Vicentão (PTB) acredita que a Medalha do Mérito é uma justa homenagem a pessoas e empresas que valorizam o conceito de democracia, solidariedade, igualdade de direitos e cidadania. “Queremos enaltecer o nome de entidades e personalidades que trabalham pela união e dignidade de nossa cidade. Cidadãos que merecem o reconhecimento público porque engrandecem a nossa terra e a nossa gente”, disse.

       

        O projeto da Medalha foi criado pelo professor Newton Barbosa de Castro, heraldista e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora. A Medalha foi projetada para ser usada pendente de uma fita que cinge o pescoço do agraciado. Em seu anverso, sobre um esplendor dourado, em forma de estrela de oito pontas, os símbolos do município. Ao centro, sobre um círculo esmaltado de branco, as armas municipais em suas cores. Em volta do círculo central, outro círculo nas cores da bandeira do município, com quatro triângulos, cada um apontando para um ponto cardeal. No reverso são apresentadas sobre fundo dourado as inscrições Mérito Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora. A fita possui 35 milímetros de largura e reproduz as cores e proporções da bandeira do município. A roseta possui as mesmas cores da fita.

       

        Os doze homenageados deste ano serão: Manoel Teixeira Lopes (Agropecuária); Ivan Costa (Comunicação); Euclydes Manoel (Cultura); José Anísio da Silva – Pitico (Direitos Humanos); Plínio César Mansur da Silva (Educação); Moacyr Toledo – Toledinho (Esporte); Fundação Ricardo Moysés (Filantropia e Assistência Social; José Armando Pinheiro da Silveira, juiz diretor do Foro Eleitoral e da Vara da Infância e Juventude (Justiça); Belgo Juiz de Fora (Meio Ambiente); 2º BPM (Militar e Segurança Pública); Waldecyr Apparecido Martins (Política); e Agenor Lawall, diretor de Saúde (Saúde).

       


Homenagem em audiência pública

       A vereadora Rose França (PL) solicitou uma audiência pública dedicada ao Dia Internacional da Mulher. O encontro irá homenagear, com uma Moção de Aplauso, mulheres que prestam um serviço de relevância à sociedade juizforana.

       

       São elas a Chefe do Gabinete do Prefeito, Maria Aparecida Soares (nininha); a Superintendente da Amac, Vanessa Loçasso; a Superintendente da Funalfa, Érica Delgado; a Delegada de Mulheres e Presidente do Conselho Municipal de Mulheres, Sônia Parma; a esteticista, empresária e apresentadora de Tv, Alcione Marocolo; a Missionária Maria Helena Pereira; a Presidente CIBEJF, Missionária Elienai Oliveira Carvalho Castellano; a Superintendente do Procon, Léia Maria Bournier Ganimi Costa; a responsável pelo setor de produtos do Procon, Rita de Cássia Rotondo Frizeiro e Marlene França Pinto, que é a mãe da vereadora proponente da homenagem.

       

        Por sugestão do vereador José Sóter Figueirôa (PMDB) será homenageada também Zilda Ferreira, a “Tia Indu” conhecida na cidade pelo seu dinamismo, luta pelas igualdades sociais e contra o preconceito. Para o peemedebista, a Câmara não poderia deixar de reconhecer publicamente a contribuição de Tia Indu para a formação de uma sociedade mais justa e cidadã.

       

        Rose acredita que essa seja uma maneira de alertar a sociedade sobre os direitos adquiridos pelas mulheres ao longo dos anos e que eles precisam ser respeitados.

       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade