Publicada em: 10/09/2021 - 340 visualizações
Durante o mês de setembro, os meios de comunicação da Casa irão abordar assuntos relacionados ao tema, como depressão, doenças mentais e as formas de buscar ajuda
Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no dia 10 de setembro, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) terá em sua fachada, durante todo o mês, uma decoração especial. O Palácio Barbosa Lima, sede da Casa Legislativa, recebeu iluminação noturna e dois banners com tema voltado para as ações de conscientização do Setembro Amarelo: “Conversar e ouvir é acolher” e “Palavras são o abraço do coração”. Ao longo da campanha, os meios de comunicação da Câmara, irão abordar assuntos sobre depressão, doenças mentais e as formas de pedir ajuda e de auxiliar alguém a buscá-la. Além disso, fotos da população com a hashtag #CMJFPelaVida, utilizando uma das frases da campanha, poderão ser compartilhadas nas redes sociais a fim de alcançar ainda mais pessoas.
De acordo com o presidente da Câmara, Juraci Scheffer (PT), essa data é muito importante, sendo necessário ter um olhar atento ao assunto. O vereador ainda falou sobre a implantação do CVV, Centro de Valorização da Vida, previsto no Plano Estratégico da Câmara e que, neste mês de setembro, já terá seu atendimento via Câmara Municipal. “É um momento de acolhimento, um momento de estabelecermos um diálogo, de darmos uma palavra de carinho, de amor e de atenção a essas pessoas que estão vivendo momentos difíceis. Muitas vidas podem ser salvas se nós fizermos um trabalho de estabelecer um relacionamento de aproximação com a população”, destacou.
O Setembro Amarelo, criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tem a missão de desmistificar, discutir, conversar e prevenir o suicídio, que acontece por razões multifatoriais, podendo ter como causa transtornos psiquiátricos, histórico de abusos na infância e na adolescência, dependência de álcool e outras drogas, doenças crônicas, aspectos sociais e econômicos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos por autoextermínio, sendo uma das principais causas de óbitos em todo o mundo e a 4ª entre a população de 15 a 29 anos. A pandemia de COVID-19, o distanciamento social e a crise econômica contribuíram para um aumento nos casos de depressão, transtornos de ansiedade e de tentativas de suicídio.
É possível, ainda, entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou site www.cvv.org.br.
Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade