Publicada em: 10/09/2021 - 482 visualizações

Mudança do local do Espaço Cidadão é pauta da reunião da Comissão de Urbanismo

Mudança do local do Espaço Cidadão é pauta da reunião da Comissão de Urbanismo (10/09/2021 00:00:00)
  • A mudança de endereço do Espaço Cidadão, local dedicado ao atendimento presencial da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as reclamações de que no novo lugar há falta de espaço físico para acomodar funcionários e contribuintes e relatos de situação precária no atendimento foram as pautas...
 

Vereadores cobraram explicações da secretária Ligia Inham, de Transformação Digital e Administrativa (STDA), sobre a precarização do serviço no novo local, que não acomoda com qualidade os trabalhadores e contribuintes

A mudança de endereço do Espaço Cidadão, local dedicado ao atendimento presencial da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as reclamações de que no novo lugar há falta de espaço físico para acomodar funcionários e contribuintes e relatos de situação precária no atendimento foram as pautas da reunião realizada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade, na tarde desta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). A Comissão é formada pelos vereadores Zé Márcio Garotinho (PV), Pardal (PSL) e Sargento Mello Casal (PTB).

O encontro contou com a apresentação da secretária Ligia Inham, de Transformação Digital e Administrativa (STDA), a qual comentou que a PJF passa por um processo de digitalização dos processos e de descentralização das unidades de atendimento para outras regionais. O Executivo mudou, no dia 31 de agosto deste ano, a unidade do Centro do Espaço Cidadão, antes localizado na esquina do Parque Halfeld, para um novo posto na antiga loja da Cesama, na Rua Afonso Pinto Motta esquina com a Av. Rio Branco. No local, o atendimento ao cidadão é feito somente mediante agendamento prévio por telefone. 

Para o presidente da comissão, Zé Márcio Garotinho, a relação custo-benefício no setor público deve ser analisada antes de uma mudança, porque o Executivo não pode abrir mão do conforto e da eficiência no atendimento à população. “Concordamos com os avanços e a digitalização dos processos, mas não podemos perder de vista o atendimento presencial, e ele deve ser feito com conforto e qualidade”, disse.

Durante a reunião foram apresentados pela secretária Ligia Inham (STDA) os canais de disponibilizados à população, que englobam o Prefeitura Ágil - com o acesso digital, pela internet, aplicativo ou whatsapp -; e o presencial, cujo atendimento será ampliado para outros postos em Santa Terezinha, Santa Luzia e São Pedro, além dos três existentes no Centro (nova loja e Procon) e Benfica, Zona Norte. 

O vereador Garotinho chamou atenção dos presentes ao apresentar uma foto feita na manhã desta quinta-feira, com cerca de 12 pessoas em pé do lado de fora da loja e algumas fora da marquise de proteção. “Como a descentralização das outras regionais está ainda em processo, não é imediato, então precisamos reverter essa situação de perda de qualidade no atendimento ao mudar para o novo local, na loja da Cesama”, disse o vereador, lembrando que a comissão aguarda um retorno da STDA para solucionar estes problemas.    

O vereador Pardal (PSL) se mostrou preocupado, pois a secretária alegou que é irreversível essa transferência para a nova loja. Ele afirmou que a mudança vai totalmente na contramão do que seria a melhora do serviço ao cidadão, pois o espaço físico é muito menor e para os funcionários o trabalho também ficou precarizado. “No local onde era o Espaço Cidadão, na esquina Parque Halfeld, a população tinha disponível uma sala de espera e um total de 24 baias de atendimento, enquanto no novo local não tem ainda ar condicionado e nem cadeiras para a população aguardar”, disse.

Diante do que foi apresentado, os vereadores concordaram que as inovações devem ser feitas com os processos on-line por plataformas digitais, mas alegaram que a mudança tem que ser sempre para melhorar e garantir um espaço onde a população seja acolhida e, o trabalhador da Prefeitura, assistido. Para os vereadores presentes, não é razoável que seja feita uma transferência para um local menor e deficitário no Centro, antes que as outras regionais estejam em pleno funcionamento.

Na reunião Tallia Sobral (PSOL) e Maurício Delgado (DEM) ressaltaram ainda que neste processo, se a solução encontrada é descentralizar, o importante é diminuir a demanda presencial antes de mudar para um novo local, onde hoje o atendimento está precário.    Compareceram à reunião as vereadoras Cida Oliveira (PT), Kátia Franco Protetora (PSC) e Laiz Perrut (PT), além dos vereadores Vagner de Oliveira (PSB) e Tiago Bonecão (CIDADANIA), além de representantes dos gabinetes dos Marlon Siqueira (PP) e João Wagner Antoniol (PSC) 

Paço Municipal terá projeto da Secretaria de Turismo

Além do processo de digitalização do Prefeitura Ágil, a mudança do local também se justifica por conta da perspectiva de um novo projeto, coordenado pela Secretaria de Turismo, para o Paço Municipal, local onde funcionava o Espaço Cidadão. Sobre a possibilidade de dar cara nova ao prédio histórico, as vereadoras Tallia e Cida concordam ainda que a circulação de muitas pessoas degrada o patrimônio público, e que o Paço deve ser valorizado e utilizado para outra finalidade. 
Em outra reunião realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, o secretário de Turismo Marcelo do Carmo apresentou essa e outras propostas para alavancar o turismo na região, como a criação de circuitos gastronomia, mineiridades, museus, cervejarias, caminho da roça, caminhos radicais e rota União Indústria. Clique aqui e saiba mais. 

Clique e confira a matéria sobre a reunião no YouTube da JFTV Câmara

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