Publicada em: 08/09/2021 - 214 visualizações

André Luiz apresenta PL que institui Programa de Educação no Trânsito nas escolas municipais 

André Luiz apresenta PL que institui Programa de Educação no Trânsito nas escolas municipais  (08/09/2021 00:00:00)
  • O vereador André Luiz (REPUBLICANOS) apresentou na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), durante a 7ª Reunião Ordinária do 8º Período Legislativo, o projeto de lei (PL) que estabelece o Programa de Educação no Trânsito nas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Juiz de Fora....
 

O projeto de lei, apresentado na 7ª Reunião Ordinária do 8º Período Legislativo, determina que sejam oferecidas palestras, dinâmicas e ações educativas ligadas à educação e prevenção no trânsito

O vereador André Luiz (REPUBLICANOS) apresentou na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), durante a 7ª Reunião Ordinária do 8º Período Legislativo, o projeto de lei (PL) que estabelece o Programa de Educação no Trânsito nas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Juiz de Fora. O documento é subscrito pelos vereadores Dr. Antônio Aguiar (DEM), Zé Márcio Garotinho (PV), João Wagner Antoniol (PSC), Bejani Júnior (PODE), Julinho Rossignoli (PATRIOTA), Maurício Delgado (DEM), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Nilton MIlitão (PSD), e pelas vereadoras Cida Oliveira (PT) e Kátia Franco Protetora (PSC).

O PL prevê que equipes compostas por agentes de trânsito de Juiz de Fora, em parceria com as escolas, ofereçam seminários, palestras, dinâmicas de grupos e ações educativas no geral abordando assuntos relacionados à educação, à prevenção e à segurança no trânsito. O destaque deverá ser dado à mobilidade urbana, evidenciando os diversos modais de deslocamento, principalmente as alternativas não poluentes, como é o caso das bicicletas, e evidenciando a importância do respeito às vagas privativas, destinadas por exemplo aos idosos, às pessoas com deficiência e às gestantes. As escolas da rede particular de ensino, mediante convênio com o Poder Público, também poderão participar do Programa Educação no Trânsito.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem 47 mil mortes no trânsito por ano no Brasil e cerca de 400 mil pessoas ficam com alguma sequela após acidentes. Em sua justificativa, André Luiz pautou a importância da educação como principal e mais eficiente ferramenta de solução para os problemas no trânsito. “A curto e a médio prazos, podemos até nos valer das advertências, punições e ameaças quais sejam: os guardas, pardais, barreiras, lombadas eletrônicas e até cassação de carteiras. Mas, a longo prazo, só um motorista consciente e responsável irá, independente de qualquer ameaça, apresentar um comportamento civilizado no trânsito”, ressaltou o vereador. 

O PL está em tramitação na Câmara e, caso aprovado e sancionado, passará a valer a partir de sua publicação.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade