Publicada em: 08/09/2021 - 214 visualizações
O projeto de lei, apresentado na 7ª Reunião Ordinária do 8º Período Legislativo, determina que sejam oferecidas palestras, dinâmicas e ações educativas ligadas à educação e prevenção no trânsito
O vereador André Luiz (REPUBLICANOS) apresentou na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), durante a 7ª Reunião Ordinária do 8º Período Legislativo, o projeto de lei (PL) que estabelece o Programa de Educação no Trânsito nas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Juiz de Fora. O documento é subscrito pelos vereadores Dr. Antônio Aguiar (DEM), Zé Márcio Garotinho (PV), João Wagner Antoniol (PSC), Bejani Júnior (PODE), Julinho Rossignoli (PATRIOTA), Maurício Delgado (DEM), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Nilton MIlitão (PSD), e pelas vereadoras Cida Oliveira (PT) e Kátia Franco Protetora (PSC).
O PL prevê que equipes compostas por agentes de trânsito de Juiz de Fora, em parceria com as escolas, ofereçam seminários, palestras, dinâmicas de grupos e ações educativas no geral abordando assuntos relacionados à educação, à prevenção e à segurança no trânsito. O destaque deverá ser dado à mobilidade urbana, evidenciando os diversos modais de deslocamento, principalmente as alternativas não poluentes, como é o caso das bicicletas, e evidenciando a importância do respeito às vagas privativas, destinadas por exemplo aos idosos, às pessoas com deficiência e às gestantes. As escolas da rede particular de ensino, mediante convênio com o Poder Público, também poderão participar do Programa Educação no Trânsito.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem 47 mil mortes no trânsito por ano no Brasil e cerca de 400 mil pessoas ficam com alguma sequela após acidentes. Em sua justificativa, André Luiz pautou a importância da educação como principal e mais eficiente ferramenta de solução para os problemas no trânsito. “A curto e a médio prazos, podemos até nos valer das advertências, punições e ameaças quais sejam: os guardas, pardais, barreiras, lombadas eletrônicas e até cassação de carteiras. Mas, a longo prazo, só um motorista consciente e responsável irá, independente de qualquer ameaça, apresentar um comportamento civilizado no trânsito”, ressaltou o vereador.
O PL está em tramitação na Câmara e, caso aprovado e sancionado, passará a valer a partir de sua publicação.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade