Publicada em: 23/08/2021 - 296 visualizações

Projeto de lei apresentado pretende instituir cotas raciais para concursos em Juiz de Fora

Projeto de lei apresentado pretende instituir cotas raciais para concursos em Juiz de Fora (23/08/2021 00:00:00)
  • As vereadoras Cida Oliveira (PT), Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL) assinam juntas o projeto de lei que determina   reserva aos negros e pardos 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos nos Poderes Executivo e Legislativo de Juiz...
 

As vereadoras Cida, Laiz e Tallia encaminham proposta de 20% de vagas para negros e pardos em concursos públicos; a matéria foi apresentada na última quarta-feira

As vereadoras Cida Oliveira (PT), Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL) assinam juntas o projeto de lei que determina   reserva aos negros e pardos 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos nos Poderes Executivo e Legislativo de Juiz de Fora e nas entidades de sua Administração Indireta.

A proposta prevê reserva de vagas sempre que as oportunidades oferecidas no concurso forem iguais ou superiores a cinco vagas, sendo que os candidatos que se autodeclararem negros e pardos concorrerão àquelas de ampla concorrência sem prejuízo às vagas reservadas na forma do PL. Aquele que não deseje firmar a declaração, concorrerá somente às vagas de ampla concorrência. O percentual da cota é o mesmo previsto em outras regulamentações nacionais e estaduais. 

Na justificativa as vereadoras alegam que a proposta trata de uma “previsão legal de políticas afirmativas étnicorraciais, no âmbito dos concursos públicos municipais, com objetivo de democratizar o acesso também à população negra e parda, tradicionalmente excluídos dos postos de trabalho público, sobretudo de nível e escolaridade mais altas, conforme diversas previsões semelhantes pelo país”.

O projeto foi apresentado durante a 3ª Reunião Ordinária, na última quarta-feira,18, e foi construído e discutido com os movimentos sociais no âmbito da Comissão Especial de Igualdade Racial, da qual elas fazem parte aqui na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). Agora o projeto segue para tramitação na Casa. 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade