Publicada em: 09/08/2021 - 381 visualizações
A sede está localizada no 2º piso do Santa Cruz Shopping e conta com uma sala de escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
No mês em que a luta pelo fim da violência contra a mulher é pautada em todo o país com a campanha Agosto Lilás, Juiz de Fora ganha mais um dispositivo de ação, proteção, acolhimento e socorro para as mulheres vítimas de agressões domésticas: a sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil de Minas Gerais, localizada no 2º piso do Santa Cruz Shopping, Centro de Juiz de Fora. A inauguração do local aconteceu na manhã desta segunda-feira, 9, e a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) esteve representada pelo seu presidente, vereador Juraci Scheffer (PT), e também pela parlamentar e integrante da Comissão de Direitos da Mulher, Cida Oliveira (PT).
Durante a cerimônia foi destacada a importância da Deam para a proteção da mulher e como a unidade é um grande passo para a institucionalização da política pública de prevenção, enfrentamento e erradicação da violência contra mulheres no país. O presidente da CMJF cumprimentou os presentes lembrando que o momento de inauguração da delegacia é de enorme importância devido ao aumento da violência contra a mulher. “A pandemia de COVID-19 escancarou ainda mais este problema social tão grave em nosso país. A CMJF tem sido parceira no debate e na discussão da violência doméstica, inclusive com ações afirmativas e futuras, como a criação do Centro Integrado da Mulher, previsto no Plano Estratégico”, disse. Juraci também destacou que esta Legislatura tem a maior bancada feminina da Câmara, contanto com 4 parlamentares: Cida Oliveira, Laiz Perrut (PT), Kátia Franco Protetora (PSC) e Tallia Sobral (PSOL). O vereador também afirmou que “quanto mais espaços de acolhimento para as mulheres vítimas de violência, melhor, principalmente na região central da cidade”.
O chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, destacou que a inauguração da Delegacia está em consonância com a campanha do Agosto Lilás e que a instituição tem como uma das funções “procurar atender as vítimas de violência com educação, empatia, atenção e acolhimento”. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, afirmou que a inauguração do equipamento vem com um sentimento especial. “Eu fui vítima de violência doméstica em casa. Por isso eu sei que a mulher exige uma proteção especial. Quem dera se todos os municípios de Minas Gerais tivessem uma delegacia dessas”, disse.
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), lembrou dos 15 anos da Lei Maria da Penha - celebrada no último sábado, 7 - e declarou que é fundamental haver “medidas protetivas, ações de proteção e suporte jurídico, emocional e de segurança para essas mulheres”. O delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, aproveitou a fala da prefeita sobre a Lei Maria da Penha para destacar que, apesar de ter um texto de proteção à mulher moderno e completo, o Brasil é o 5º país mais violento para essa população. “A Polícia Civil conta com 65 Deams no interior do estado e diversos são os mecanismos de proteção à mulher em Minas Gerais. A unidade em Juiz de Fora é mais um dispositivo para protegermos as vítimas de violência doméstica”, afirmou Joaquim.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Charlles Evangelista (PSL); a deputada estadual Delegada Sheila (PSL); o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; a diretora do Fórum Benjamim Colucci, juíza Raquel Gomes Barbosa; o promotor de Justiça Paulo Emílio Coimbra do Nascimento; o diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, delegado-geral Eurico da Cunha Neto; o comandante da 4ª região da Polícia Militar, coronel Neir Adriano de Souza; o comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva; o diretor Regional do Departamento Penitenciário, Silvio César Martins; o chefe de Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Juiz de Fora, Flávio Loures de Barros; o titular da 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora, delegado Armando Avolio Neto; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Juiz de Fora, delegada Alessandra Aparecida Azalim; o conselheiro do Santa Cruz Shopping, Eumar Werneck de Toledo; e o subsíndico do Santa Cruz Shopping, Luciano Rodrigues Sobrinho. Também compareceram representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e membros da Polícia Civil de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata mineira.
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente aqueles ocorridos no ambiente doméstico. A unidade de Juiz de Fora conta com a instalação de uma sala onde será prestado serviço de escuta especializada de crianças e de adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, conforme previsto na Lei Federal nº 13.431, de 2017.
Centro Integrado de Atendimento à Mulher
No Plano Estratégico do Legislativo, lançado no mês de maio, a Mesa Diretora prevê a criação de um Centro Integrado de Atendimento à Mulher, para que no prédio da Câmara, com sua localização geográfica privilegiada, também possa funcionar um centro de acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência. Em Juiz de Fora já existe há alguns anos a Casa da Mulher, que agora funciona no bairro Vitorino Braga, na Avenida Garibaldi Campinhos, 169.
Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade