Publicada em: 09/08/2021 - 280 visualizações

Agosto Lilás - Câmara divulga pílula sobre a Lei Maria da Penha

Agosto Lilás - Câmara divulga pílula sobre a Lei Maria da Penha (09/08/2021 00:00:00)
  • Visando a alcançar mulheres de toda a cidade para incentivá-las a denunciar casos de agressão, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio de conteúdos produzidos e veiculados pela JFTV Câmara e pelas redes sociais da Casa, continua a campanha voltada para o Agosto Lilás - mês de...
 

A JFTV Câmara, junto às redes sociais da Casa, vem produzindo uma série de conteúdos informativos sobre a temática do mês; as “pílulas” também estão sendo veiculadas no canal digital 35.1 e no YouTube

Visando a alcançar mulheres de toda a cidade para incentivá-las a denunciar casos de agressão, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio de conteúdos produzidos e veiculados pela JFTV Câmara e pelas redes sociais da Casa, continua a campanha voltada para o Agosto Lilás - mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. As “pílulas”, pequenos vídeos informativos transmitidos pelo canal digital 35.1 e publicados no YouTube, e os posts do Instagram e Facebook vêm abordando tópicos como a Lei Maria da Penha, os tipos de agressão nela tipificados, o aumento da violência doméstica durante a pandemia, as formas de denúncia e outras questões que mostram a necessidade de abordar o assunto com mais frequência. 

Nesta sexta-feira, 6, o vídeo divulgado pautou a Lei nº 11.340, também chamada de Lei Maria da Penha, uma das mais conhecidas no país quando se diz respeito à defesa da mulher, e que completa 15 anos de vigência em 2021. A mulher que deu nome à lei é Maria da Penha Maia Fernandes, cearense e mestre em parasitologia e análises clínicas pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1983, ela foi vítima de dupla tentativa de feminicídio por parte de seu então marido e pai de suas três filhas, o que lhe deixou paraplégica. Mas a condição e os traumas deixados pelas violências vividas por Maria da Penha não a impediram de ajudar outras mulheres que passavam e passam pelo ciclo da violência.

Assim, em 2006, a Lei Maria da Penha foi promulgada criminalizando a violência doméstica e familiar contra a mulher. É importante lembrar que existem 5 tipos de violências que são enquadradas pela lei, sendo elas física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A partir dela, foram criados mecanismos de proteção às vítimas como o Ligue 180, central de atendimento à mulher que oferece registros de denúncias e orientações para as vítimas, além de informações sobre leis e campanhas.

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade