Publicada em: 02/07/2021 - 145 visualizações
Transação imobiliária deve ser feita por meio de projeto de lei ainda a ser discutido na ALMG, com iniciativa do Executivo Estadual; com a mudança, a Câmara vai contar com mais infraestrutura para sediar os debates importantes para a cidade
Completando seis meses de gestão da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) pela atual Mesa Diretora, foi feita a formalização do pedido de cessão do prédio onde hoje funciona o Fórum Benjamin Colucci ao Legislativo Municipal. O presidente da Casa, vereador Juraci Scheffer (PT), contou que foi protocolado um pedido formal junto ao Governo de Minas, para a transferência do imóvel que conta com capacidade duas vezes maior para receber os cidadãos, além de cerca de 25 gabinetes por andar.
“Nós agora constituímos formalmente um processo solicitando através também do apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Legislativo Estadual, estivemos lá com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, e conversamos também com a secretaria de Governo do governador Romeu Zema, e inclusive com o próprio governador eu tive oportunidade de conversar sobre a efetivação dessa transação imobiliária”, contou Juraci, destacando que os passos estão acelerados nas negociações. “Uma vez realizada [a cessão], o Estado vai desafetar esse imóvel, e vai incorporar ao patrimônio do Município”, explicando que deverá ser enviada uma Mensagem ao Legislativo Estadual para formalizar por meio de um projeto de lei a transação.
Assim que o novo prédio do Fórum estiver pronto, o qual se encontra em fase final de execução da obra com previsão de conclusão para o início de 2022, o Judiciário se muda para a Praça dos Três Poderes e a Câmara poderá se instalar no imóvel da rua Marechal Deodoro, que conta com uma infraestrutura muito maior do que a atual sede do Legislativo na rua Halfeld. No prédio do fórum são 25 gabinetes por andar, além do anfiteatro com capacidade duas vezes maior do que a atual no Plenário do Palácio Barbosa Lima, o que possibilitaria receber um número maior de cidadãs e cidadãos em Audiências Públicas e Reuniões Ordinárias.
A mudança também abre caminho para a instalação de um memorial da cultura juiz-forana no Barbosa Lima. “Nós devemos transformar aqui num palácio da cultura e cidadania, com a inclusão dos museus que pretendemos aqui fazer, um memorial do Legislativo, um museu do negro, da imagem e som, um memorial da nossa literatura da cidade numa parceria que estamos fazendo com a Academia Juiz-forana de Letras. Então são muitas ações que devemos fazer já, principalmente agora no segundo semestre, o que já vai dar visibilidade a essa questão do Plano Estratégico”, finalizou.
Confira a matéria feita pela JFTV Câmara.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade