Publicada em: 16/06/2021 - 182 visualizações
Em uma ação local, o presidente Juraci Scheffer e o segundo secretário Zé Márcio estiveram em reunião com a direção do Fórum; a nível estadual, a CMJF protocolou um Ofício diretamente na Secretaria de Estado de Governo (Segov) formalizando a doação já comprometida
Ampliar o atendimento ao público e potencializar o trabalho dos vereadores e servidores. Estes são dois dos principais objetivos do Plano Estratégico da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) que passam diretamente pela melhoria e ampliação na estrutura física do Casa do Povo - segundo o levantamento da etapa de pesquisa para formulação do documento. Pensando nisso, desde de início da Legislatura, a Mesa Diretora retomou as tratativas para formalizar a doação do prédio do Fórum Benjamin Colucci ao Legislativo - a Comarca se mudará em breve para a nova sede, que está sendo construída na Avenida Brasil. Na última terça-feira, 15, a CMJF protocolou um Ofício diretamente na Secretaria de Estado de Governo (Segov) formalizando a doação já comprometida.
Segundo o presidente da Câmara, Juraci Scheffer (PT), a mudança seria um marco na história do Legislativo Municipal. “Mesmo considerando que a Câmara já é referência à população em vários serviços e em bom atendimento, está em nosso Plano de Gestão do Biênio 2021-2022 a ampliação desse contato entre o público, a instituição e os vereadores. Para tanto, um espaço generoso como o fórum, bem maior, melhor equipado e igualmente bem localizado, propicia condições mais adequadas”, relata, considerando ainda a importância da atual sede. “Posteriormente, nossa proposta é transformar o Palácio Barbosa Lima em um grande centro cultural e histórico”, afirma.
No mês de abril, a Mesa Diretora da Casa, representada pelo presidente Juraci e o segundo secretário Zé Márcio Garotinho (PV), se reuniu com a diretora do Fórum Benjamim Colucci, juíza Raquel Barbosa, para reiterar a intenção de, após a ida da Comarca de Juiz de Fora para o novo edifício em construção na Avenida Brasil, tornar o prédio do fórum a nova sede da CMJF. Segundo a direção do fórum, o espaço conta com cerca de 15 a 20 salas por andar, e tem um anfiteatro com uma capacidade de público duas vezes maior do que o atual Plenário da Câmara, situação que contrasta com a atual disposição, ao todo, de 25 salas no prédio anexo ao Palácio Barbosa Lima, onde funcionam os gabinetes dos 19 vereadores, a Rádio Câmara, a Assessoria de Imprensa e outros setores administrativos.
Ofício entregue ao Secretário de Estado de Governo
Em meio às tratativas para formalizar a doação do prédio do Fórum Benjamin Colucci ao Legislativo, a Câmara Municipal de Juiz de Fora, entregou em mãos um Ofício ao Secretário de Governo do Estado de Minas, Igor Eto, e ao Assessor Especial, Rodrigo Gomes, de forma a documentar o compromisso firmado para a doação da atual sede do Fórum, que é patrimônio do Estado, ao Poder Legislativo Municipal, com a intenção de dispor do edifício como sua nova sede.
Acordo já firmado entre Câmara, Prefeitura, Governo do Estado e TJMG
No Ofício, a CMJF reitera a importância da nova estrutura para ampliação dos serviços à população e relembra o acordo firmado há alguns anos entre Prefeitura, Governo do Estado, Câmara e Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Na ocasião, os Poderes de diferentes esferas pactuaram a concessão do edifício do Fórum localizado no Parque Halfeld ao município, e em contrapartida houve a doação que o Judiciário recebeu para a construção de sua nova sede, em um terreno de cerca de 12 mil metros quadrados, no Terreirão do Samba.
O próximo passo será uma reunião entre a Câmara e o governador Romeu Zema, em que as tratativas finais para que a cessão definitiva do imóvel deverá ser consolidada.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade