Publicada em: 16/06/2021 - 164 visualizações
O Plano Estratégico da Câmara é o resultado inédito da gestão político-administrativa da CMJF que propõe caminhos e ferramentas capazes de preparar a cidade para o futuro por meio de trabalhos conjuntos entre os Poderes Públicos e o estímulo ao diálogo com os mais diversos setores da sociedade civil
O presidente e vereador da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), Juraci Scheffer (PT), esteve na última terça-feira, 15, visitando as Câmaras Municipais de Bicas e Leopoldina, em oportunidade de apresentar o Plano Estratégico da CMJF e retribuir a atenção que as duas Câmaras deram nos encontros promovidos pelo Legislativo de Juiz de Fora. Na cidade de Bicas, o parlamentar de Juiz de Fora foi recebido pela vereadora e presidente da Câmara Melissa Terra Agrelli Mattos (sem partido), pelo vereador e vice-presidente, Fernando Bigode (sem partido) e pelos vereadores Fernando Joca (sem partido), Rafael Aquino (PMDB) e Aloysio Barbosa Borges - Loro (PT). Em Leopoldina, foi recebido institucionalmente pela Mesa Diretora local, representada pelo vereador José Augusto Cabral (PSD), presidente; José do Carmo (PSB), vice-presidente; Gilmar Pimentel (PODE), primeiro-secretário e Inezinha (PL), segunda-secretária, além dos demais vereadores presentes na sessão ordinária daquela Casa Legislativa.
Na oportunidade, Juraci falou às Câmaras sobre a construção coletiva e os impactos previstos do primeiro Plano Estratégico e destacou a importância desse intercâmbio regional para enriquecer o desenvolvimento da região. Em Bicas, foram colocadas algumas ações pontuais que podem ser trabalhadas em conjunto, mantendo diálogo entre as Câmaras, como a melhoria da segurança da estrada que liga as cidades, e na saúde, por exemplo, a ampliação dos leitos hospitalares que possam atender as cidades vizinhas. Em Leopoldina, foi abordado o estacionamento rotativo de Juiz de Fora, a Área Azul, um projeto que o Legislativo pretende levar para a cidade, visto que em Juiz de Fora já funciona há algum tempo. Durante a visita à cidade de Leopoldina, Juraci também se encontrou com o prefeito, Pedro Augusto (PL), e foi a algumas secretarias da administração.
Para Juraci a recepção foi muito calorosa e amigável: “as cidades têm uma expectativa muito grande em relação à liderança da Câmara Municipal de Juiz de Fora, temos tido esse protagonismo regional. No encontro discutimos o fortalecimento dos Legislativos municipais, estivemos conversando com vereadores e vereadoras e sentimos o respeito, não só com a Presidência da Câmara, mas também com o Legislativo de Juiz de Fora. Fiquei muito satisfeito com mais esse encontro, pois é necessário que Juiz de Fora tenha essa atividade de agrupar as Câmaras Municipais para o desenvolvimento de toda a região”.
Algumas ações do Plano Estratégico já em andamento
Uma das principais ações voltadas aos moradores da cidade é o desenvolvimento de um aplicativo. Por meio dele, os usuários poderão fazer avaliações e apresentar sugestões para melhorar ou reparar textos de projetos de lei em trâmites.
Diálogo
Um dos principais pontos que fundamentam o Plano Estratégico é o envolvimento efetivo da sociedade civil. Tanto é assim que, durante a fase de elaboração do documento, a CMJF contou com a colaboração de diversas entidades públicas e civis, tais como Câmaras Municipais das cidades da macrorregião, lideranças sindicais, representantes de bairros, entidades assistenciais e empresários. Além disso, a Câmara promoveu conversas importantes com o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Reforma Administrativa
Para ter um quadro de servidores de excelência, o Plano Estratégico prevê duas ações: a nomeação das pessoas aprovadas no concurso público realizado em 2018 e a publicação de um novo edital de concurso para atender demandas apontadas pelos estudos da Reforma Administrativa proposta pelo Plano Estratégico.
Investimento na Infraestrutura
O prédio histórico Palácio Barbosa Lima vai receber nova pintura da fachada e reforma do telhado; além de estar em andamento um projeto elétrico para evitar acidentes. Haverá também adequação para o setor de comunicação; mudança para o Fórum Benjamin Colucci; uso do edifício Barbosa Lima como um palácio da memória e da cultura; e edital de apoio às produções locais com apoio da TV pública JFTV Câmara, canal 35.1.
Processo eletrônico
Para economia de custos em arquivamentos e eliminação de papéis, a Câmara vai aperfeiçoar o processo legislativo eletrônico com conexão mais ágil para atos virtuais entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo para as etapas de deliberações de forma sustentável.
Atendimento à população
Para melhorar os serviços prestados à população, será realizado um organograma próprio para o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon). Assim, tanto o Sedecon quanto o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) terão atendimentos com espaços próprios para atender com mais presteza à sociedade. O CAC irá contar ainda com um serviço do Centro de Valorização da Vida para atendimentos de apoio emocional e de prevenção do suicídio. A CMJF vai criar também o Centro Integrado de Atendimento à Mulher, para promover atendimento e encaminhamento às mulheres vítimas de violência.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade