Publicada em: 15/04/2021 - 170 visualizações

Semana de Segurança Pública 2021 - JFTV Câmara registra o problema dos trotes ao 190 como atentado ao serviço de segurança pública e mostra importância do Copom   

Semana de Segurança Pública 2021 - JFTV Câmara registra o problema dos trotes ao 190 como atentado ao serviço de segurança pública e mostra importância do Copom    (15/04/2021 00:00:00)
  • Semana de Segurança Pública 2021 - JFTV Câmara registra o problema dos trotes ao 190 como atentado ao serviço de segurança pública e mostra importância do Copom   
 

Central de atendimento da PM recebe chamados de pessoas enfrentando emergências diversas, como até mesmo situações de crianças com engasgo, e alto número de trotes pode prejudicar o atendimento a quem verdadeiramente precisa de socorro

Todos os dias são registrados aproximadamente de 90 a 110 falsos chamados, os popularmente conhecidos trotes, no atendimento do 190 da Polícia Militar em Juiz de Fora, um serviço coordenado pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom). Neste ano, entre janeiro, fevereiro e março, das 111.000 chamadas recebidas no 190, 3.100 foram falsos chamados, quase 3% do total. Os números chamam a atenção e vieram à tona durante as atividades da Semana de Segurança Pública 2021 da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), que traz para o centro do debate a questão da segurança pública como responsabilidade de todos. 

De acordo com o coordenador do Copom, major Reginaldo Teixeira, a PM registra trotes aplicados por pessoas de todas as faixas etárias, e quando há reincidência na prática a Polícia enquadra como atentado ao serviço de segurança pública. “É feita uma ocorrência policial, a pessoa é identificada, é feito um processo e a pessoa pode responder criminalmente por essa atitude.”

O problema se agrava porque o Copom funciona como um elo entre a Polícia e a comunidade, a qual recorre ao 190 não apenas em casos de emergência policial, mas também para pedir ajuda à PM em situações que não sabe como resolver. “Nós recebemos muitas chamadas telefônicas de problemas que não são casos de polícia. Orientações, informações, ações de defesa social, reclamações diversas, que deveriam ser direcionadas a outros órgãos, e a Polícia Militar recebe”, contou o major Teixeira, salientando que além do 190 a população também pode recorrer ao 181, o Disque Denúncia Unificado, órgão capacitado para atender diversos tipos de ocorrência.

O serviço de atendimento da PM na infraestrutura do Copom conta com sistema de teleatendimento, rádio, além do Olho Vivo fazendo o monitoramento das ruas. Para ampliar sua capacidade de atendimento, em breve estará funcionando em novo endereço, no prédio da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), na Zona Norte. “Nós recebemos uma verba parlamentar, inclusive da nossa prefeita, de quando ela era deputada, e nós estamos fazendo essa mudança de endereço com essa verba que ela disponibilizou. Foram comprados equipamentos novos de informática, mobiliário, cadeiras novas, tudo gerando um maior conforto para o policial, e apesar de estar anônimo, ausente das vistas, estamos aqui presente prestando um bom serviço para a comunidade”, finalizou o major. 

Semana de Segurança em sua segunda edição

Criada pela Lei Municipal 13.780, apresentada pelos vereadores Sargento Mello Casal (PTB) e Cido Reis (PSB) no ano de 2018, a Semana Municipal de Segurança Pública é realizada por meio de parceria entre a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal e a Prefeitura de Juiz de Fora, por sua Secretaria de Segurança Pública (SESUC). A semana está inserida no Calendário Oficial de Eventos do município e é a segunda vez que é realizada.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade