Publicada em: 19/02/2021 - 169 visualizações

Comissão Especial recebe diretor do Hospital Dr. João Penido pela reabertura do atendimento de urgência 

Comissão Especial recebe diretor do Hospital Dr. João Penido pela reabertura do atendimento de urgência  (19/02/2021 00:00:00)
  • A Comissão Especial do Hospital Regional Dr. João Penido (HRJP) realizou sua primeira reunião na última quinta-feira, 18, recebendo para esclarecimentos o administrador do espaço, Daniel Miotto. Sete vereadores trouxeram suas dúvidas sobre a questão da porta de entrada emergência/urgência,...
 

A primeira reunião da Comissão Especial do Hospital Regional Dr. João Penido contou com a presença de sete vereadores; grupo quer que o hospital atue como uma UPA

A Comissão Especial do Hospital Regional Dr. João Penido (HRJP) realizou sua primeira reunião na última quinta-feira, 18, recebendo para esclarecimentos o administrador do espaço, Daniel Miotto. Sete vereadores trouxeram suas dúvidas sobre a questão da porta de entrada emergência/urgência, os requisitos para uma UPA na região, uma possível privatização, além da procura por leitos UTI de atendimento a pacientes com COVID-19 no HRJP.

A ideia de criar a Comissão Especial, segundo o presidente Vagner de Oliveira, foi para atender demandas de sete anos que prejudicaram o atendimento da população, principalmente da região Nordeste. “A partir do que foi colocado aqui pela direção do Hospital, com a posição da Fhemig e do Governo do estado, vamos agendar com a Prefeitura uma reunião para avaliar a reabertura do atendimento de urgência ou até mesmo da possibilidade de uma UPA”, disse. 

Durante a reunião, o diretor esclareceu aos vereadores presentes que a proposta da gestão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é de que os hospitais estaduais, como o HRJP, atendam apenas média e alta complexidade, pois considera que o atendimento primário (urgência) seria uma atribuição do município. 

Segundo o administrador, o momento para discussão é propício, já que faltam menos de cinco meses para ser renovado o contrato com a Prefeitura, e que estão avaliando como melhorar essa parceria. “A secretária de Saúde Ana Pimentel visitou as instalações do Hospital Regional para avaliar a possibilidade do Executivo administrar esse espaço para o atendimento de urgência”, apontou. 

O Hospital Regional João Penido possui gestão plena, com atendimento apenas pelo SUS, e no início deste ano ganhou 10 novos leitos para o combate à COVID-19. Nesta quinta-feira, 18, a taxa de ocupação total era de 70,48 % de leitos UTI SUS em Juiz de Fora.

Câmara acompanha há anos a questão da urgência no João Penido

O presidente da Comissão de Saúde, Marlon Siqueira (PP), esteve presente na reunião e falou sobre como a Câmara vem acompanhando essa demanda ao longo dos anos. “A reabertura das portas do HRJP é uma luta antiga dos moradores e de toda a cidade. Nós na última legislatura fomos inclusive a Belo Horizonte e avaliamos todo o contexto e as possibilidades da reabertura, quando percebemos que o problema esbarra na questão financeira”.    

A ideia é que as comissões da Saúde e a Especial do HRJP sensibilizem a Prefeitura de Juiz de Fora para realizar um censo, em convênio com a UFJF, e levar esse material para negociar com o Ministério da Saúde e mostrar que a cidade tem necessidade de uma nova UPA. “Para que isso ocorra sabemos que é necessário um padrão numérico para que a cidade receba outra UPA. O complexo de uma unidade assim é que é uma responsabilidade tripartite, com maior aporte do Ministério, mas também com a contribuição das secretarias estaduais e municipais”, disse Marlon. 

Além dos integrantes da comissão especial Sargento Mello Casal (PTB), Bejani Júnior (PODE) e Vagner de Oliveira (PSB), a reunião contou com a presença dos vereadores Julinho Rossignoli (PATRIOTA), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (DEM) e Tiago Bonecão (CIDADANIA).

Saiba mais na matéria da JFTV Câmara.

 

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade