Publicada em: 06/11/2006 - 191 visualizações

Vereador quer protetor solar para Agentes de Saúde

Vereador quer protetor solar para Agentes de Saúde (06/11/2006 00:00:00)
 

Vereador quer protetor solar para Agentes de Saúde

       “Embora 82% das pessoas sejam bem informadas sobre a importância do uso do filtro solar, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, metade delas ainda erra na sua aplicação. As deficiências são várias, desde o uso do fator de proteção insuficiente para o tipo de pele, até a quantidade de vezes que se deve aplicar a loção por dia. De acordo com dermatologistas, o ideal é reaplicar a cada duas horas. Infelizmente esse hábito ainda não é enraizado em nossa sociedade, explica o vereador Paulo Rogério (PMDB), que apresentou projeto de lei determinando a adoção de medidas de prevenção de doenças no ambiente de trabalho dos agentes comunitários de saúde.
       
       De acordo com o dispositivo, a Prefeitura de Juiz de Fora deverá assegurar, de forma gratuita e em período integral, a distribuição de loções, cremes ou pomadas de proteção contra os efeitos da irradiação solar. “Estamos adotando medidas essenciais de prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho dos agentes comunitários de saúde”, disse o peemedebista.
       
       A prescrição e a distribuição desses produtos será de responsabilidade de órgão público municipal, encarregado pela saúde ocupacional dos servidores municipais. Para Paulo Rogério, usar o filtro solar ou qualquer outra proteção nos dias atuais é uma medida de extrema importância. “Já sabemos os efeitos maléficos dos raios solares na pele, por isso ainda continua sendo a melhor saída evitar do que remediar”, disse.
       
       O vereador acredita que o uso de produtos da cosmética farmacêutica que protegem a pele para os servidores públicos, que atuam nas ruas, é uma medida de saúde do trabalhador.
       Os especialistas alertam a população contra os efeitos dos raios solares. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, as células, quando expostas à radiação, sofrem ação de fenômenos físicos, químicos e biológicos. É causada ionização dos átomos, que afeta moléculas, células, tecidos, órgãos e todo o corpo. No entanto, tende-se a avaliar os efeitos da radiação em termos de efeitos sobre células, quando, na verdade, a radiação interage somente com os átomos presentes nas células e a isto se denomina ionização.
       “Adotar medidas preventivas não elimina ou minimiza outras ações consideradas eficazes ou complementares para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde”, explicou o legislador, que agora aguarda a aprovação, em plenário, da matéria.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade