Pré-inscrição contabiliza catadores interessados em administrar Usina de Triagem O vereador Flávio Cheker (PT), representantes da Prefeitura, de entidades e órgãos vinculados aos catadores de papel e trabalhadores aceleram os preparativos para o Festival Lixo e Cidadania em outubro. Os três grupos de trabalho, formados para organizar o evento, começaram a elaborar a programação e aprovaram a abertura da pré-inscrição dos catadores, interessados em participar da gestão da Usina de Triagem, instalada em Santa Cruz.
A Administração Municipal está disposta a repassar o controle da unidade à categoria por meio de concessão de uso. Uma das deliberações do Festival será quanto ao formato jurídico do empreendimento. Os catadores podem optar por uma associação ou cooperativa.
Durante reunião hoje (06/09), na Câmara Municipal, sob a coordenação de Flávio Cheker, os organizadores conheceram as dependências da Usina de Triagem, através de um vídeo preparado pela Coordenadoria de Comunicação da Casa, durante visita, em 29 de agosto, com a presença do vereador. Janaína Silva, da Cooperativa Mãos Verdes, adiantou que os catadores, que não puderam comparecer, também vão conhecer os equipamentos disponíveis na tarde do dia 15 de setembro.
Cheker informou que a capacidade da usina é de 80 toneladas. Apenas uma esteira está em funcionamento, mas há possibilidade de instalação de mais uma.
O repasse do controle para os trabalhadores se dará mediante algumas garantias. Alexandra Rosi, da Amac, afirmou que a Prefeitura vai arcar com as contas de água e luz e com a manutenção dos equipamentos. Ainda está prevista a capacitação do pessoal.
Galpões de apoio devem ser montados pelos catadores em pontos estratégicos da cidade. Hoje, eles manifestaram a intenção de supervisionar o transporte do material coletado até a usina.
A próxima reunião foi marcada para 27 de setembro, às 10h, novamente na Câmara Municipal. Antes dela, no período entre os dias 18 e 21, um grupo participará do Festival Lixo e Cidadania em Belo Horizonte. |