Publicada em: 24/04/2020 - 132 visualizações
Prefeitura deverá publicar em site institucional e outras mídias um informativo contendo ações, gastos e perspectivas para contornar o problema em questão
O vereador Wanderson Castelar (PT) apresentou na reunião desta sexta-feira, 24, um projeto de lei que vai determinar ao Executivo que, sempre quando for decretado estado de emergência e de calamidade pública, seja publicado um boletim diário de prestação de contas sobre as ações relacionadas ao fato gerador da medida. Se for o caso, o boletim deve conter número e identificação de vítimas, identificação de grupos vulneráveis a novas ocorrências, avaliações de risco e projeção de cenários, relato das ações desenvolvidas pelos diversos órgãos e secretarias da prefeitura, além de relação detalhada das despesas com contratação de serviços e aquisição de bens destinados às ações de enfrentamento ao problema.
Na justificativa do projeto o vereador salienta que a legislação permite que o gestor público realize gastos com dispensa de licitação nos períodos de duração de decretos de emergência e de calamidade pública. “Neste momento os riscos de prejuízo ao erário são enormes, em função dos abusos praticados por fornecedores inescrupulosos ou do descuido, que pode ser doloso, por parte do agente público”, observando que “ao lado da utilização correta do recurso público, voltado para promover, em tempo hábil, o socorro a quem dele necessita, é preciso informar o cidadão: o que está sendo feito, de que forma, e quais são os prazos e perspectivas para contornar o problema em questão”, defendeu o autor.
O Executivo deverá utilizar diversas ferramentas de comunicação, como Atos do Governo, Portal da Transparência, site institucional e outras mídias que sejam usadas em caráter excepcional. O projeto também determina que entrevistas coletivas e audiências públicas com a presença de autoridades municipais também devem ser ferramentas para cumprir o propósito de prestar contas sobre as ações em andamento. O PL segue para as comissões temáticas da Casa e, depois,será encaminhado para apreciação dos vereadores, e seguirá para sanção do Executivo.
Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade