Publicada em: 13/12/2019 - 162 visualizações

Novas possibilidades para cobrança de água são apresentadas em reunião da Comissão do Minha Casa Minha Vida

Novas possibilidades para cobrança de água são apresentadas em reunião da Comissão do Minha Casa Minha Vida (13/12/2019 00:00:00)
  • Em reunião na Câmara na manhã desta quinta-feira, 12, a Comissão Especial do Minha Casa Minha Vida discutiu as novas regras que vão possibilitar um novo modelo de cobrança de água por parte da Cesama. A empresa poderá fazer as ligações de água separadamente para cada unidade consumidora...
 

Poderão ser instalados hidrômetros eletrônicos para medir o consumo de cada apartamento logo abaixo do reservatório central, com monitoramento remoto

 

Em reunião na Câmara na manhã desta quinta-feira, 12, a Comissão Especial do Minha Casa Minha Vida discutiu as novas regras que vão possibilitar um novo modelo de cobrança de água por parte da Cesama. A empresa poderá fazer as ligações de água separadamente para cada unidade consumidora dentro dos condomínios, com hidrômetros eletrônicos e monitoramento à distância. A nova resolução foi publicada em 11 de novembro, e entra em vigor depois de 180 dias.

Diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explica que a mudança na legislação atualizou as regras e cria condições para reduzir a inadimplência. “Antes a Resolução 40 regulava água, esgoto e toda a parte financeira. Agora ela separou em três: serviços de água, serviços de esgoto e serviços não tarifados, que é aquela parte de pedir ligação, entre outras coisas [...]. Antes eu tinha um impedimento na [Resolução] 40 para fazer isso, pois ela falava que para uma propriedade só poderia ter uma ligação de água, e agora não”.

Marcelo explica que os condomínios terão um “hidrômetro mãe”, que vai medir a quantidade de água que entra para ser dividida entre os blocos e que, logo abaixo do reservatório de cada prédio, poderá ser instalado um hidrômetro para medir o consumo de cada apartamento separadamente. Com as informações atualizadas sobre quais apartamentos estão vazios ou quais estão com o abastecimento interrompido, a Cesama poderá comparar a quantidade de água que entra no condomínio e quanto os apartamentos estão consumindo, mitigando riscos de ligação clandestina e desvio de água dentro do prédio. “A própria resolução fala que um morador não pode ceder água para o outro”, finalizou. 

A Cesama vem buscando convênios com empresas que possam fornecer os equipamentos, como o hidrômetro eletrônico remoto e a válvula de corte, que será acionada à distância no caso de inadimplência para interrupção do abastecimento apenas no apartamento que não estiver com as contas em dia. A partir de abril o novo modelo será testado em um projeto piloto no Condomínio 24 de Julho, no bairro Cerâmica. Em um segundo momento, a Cesama vai avaliar como implantar os procedimentos nos outros condomínios, questões de custeio para o caso de obras eventualmente necessárias e de dívidas antigas ainda em aberto. 

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Sargento Mello Casal (PTB), a medida vai facilitar o trabalho dos gestores dos condomínios. “Quem gerencia tem essa dificuldade muito grande na cobrança das taxas de água, de luz, e com a individualização da água o gestor vai ter mais essa facilidade de controlar quem está naquela casa, se não pagou vai ficar sem”, salientando que o controle de outras questões relativas aos condomínios fica mais fácil de ser feito, como por exemplo o problema da segurança dos moradores e das invasões em apartamentos vagos. “No Condomínio Belo Vale, no São Geraldo, já foi feita a individualização da cobrança e melhorou tudo”, declarou Mello.

A representante dos síndicos dos dezesseis condomínios do Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora, Cláudia Nascimento, comemora a nova resolução e salienta que dentro das taxas de condomínio o rateio da conta de água costuma ser a maior parte do valor e, com a possibilidade da cobrança individualizada, a inadimplência será menor. “Lá no Araucárias, aqueles que são moradores reais estão esperando isso com uma ansiedade muito grande” finalizou. 

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade