Publicada em: 13/12/2019 - 162 visualizações
Poderão ser instalados hidrômetros eletrônicos para medir o consumo de cada apartamento logo abaixo do reservatório central, com monitoramento remoto
Em reunião na Câmara na manhã desta quinta-feira, 12, a Comissão Especial do Minha Casa Minha Vida discutiu as novas regras que vão possibilitar um novo modelo de cobrança de água por parte da Cesama. A empresa poderá fazer as ligações de água separadamente para cada unidade consumidora dentro dos condomínios, com hidrômetros eletrônicos e monitoramento à distância. A nova resolução foi publicada em 11 de novembro, e entra em vigor depois de 180 dias.
Diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explica que a mudança na legislação atualizou as regras e cria condições para reduzir a inadimplência. “Antes a Resolução 40 regulava água, esgoto e toda a parte financeira. Agora ela separou em três: serviços de água, serviços de esgoto e serviços não tarifados, que é aquela parte de pedir ligação, entre outras coisas [...]. Antes eu tinha um impedimento na [Resolução] 40 para fazer isso, pois ela falava que para uma propriedade só poderia ter uma ligação de água, e agora não”.
Marcelo explica que os condomínios terão um “hidrômetro mãe”, que vai medir a quantidade de água que entra para ser dividida entre os blocos e que, logo abaixo do reservatório de cada prédio, poderá ser instalado um hidrômetro para medir o consumo de cada apartamento separadamente. Com as informações atualizadas sobre quais apartamentos estão vazios ou quais estão com o abastecimento interrompido, a Cesama poderá comparar a quantidade de água que entra no condomínio e quanto os apartamentos estão consumindo, mitigando riscos de ligação clandestina e desvio de água dentro do prédio. “A própria resolução fala que um morador não pode ceder água para o outro”, finalizou.
A Cesama vem buscando convênios com empresas que possam fornecer os equipamentos, como o hidrômetro eletrônico remoto e a válvula de corte, que será acionada à distância no caso de inadimplência para interrupção do abastecimento apenas no apartamento que não estiver com as contas em dia. A partir de abril o novo modelo será testado em um projeto piloto no Condomínio 24 de Julho, no bairro Cerâmica. Em um segundo momento, a Cesama vai avaliar como implantar os procedimentos nos outros condomínios, questões de custeio para o caso de obras eventualmente necessárias e de dívidas antigas ainda em aberto.
De acordo com o presidente da Comissão, vereador Sargento Mello Casal (PTB), a medida vai facilitar o trabalho dos gestores dos condomínios. “Quem gerencia tem essa dificuldade muito grande na cobrança das taxas de água, de luz, e com a individualização da água o gestor vai ter mais essa facilidade de controlar quem está naquela casa, se não pagou vai ficar sem”, salientando que o controle de outras questões relativas aos condomínios fica mais fácil de ser feito, como por exemplo o problema da segurança dos moradores e das invasões em apartamentos vagos. “No Condomínio Belo Vale, no São Geraldo, já foi feita a individualização da cobrança e melhorou tudo”, declarou Mello.
A representante dos síndicos dos dezesseis condomínios do Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora, Cláudia Nascimento, comemora a nova resolução e salienta que dentro das taxas de condomínio o rateio da conta de água costuma ser a maior parte do valor e, com a possibilidade da cobrança individualizada, a inadimplência será menor. “Lá no Araucárias, aqueles que são moradores reais estão esperando isso com uma ansiedade muito grande” finalizou.
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