Publicada em: 17/10/2019 - 286 visualizações

Fiscaliza JF verifica condições de infraestrutura e atendimento na UPA São Pedro

Fiscaliza JF verifica condições de infraestrutura e atendimento na UPA São Pedro (17/10/2019 00:00:00)
  • A equipe do Fiscaliza JF esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Pedro para verificar a estrutura física do prédio, condições de uso dos equipamentos e equipe de médica de atendimento.
 

Alguns pacientes há 10 dias esperando transferência e instalações com umidade e proliferação de mofo são alguns dos problemas encontrados 

 

A equipe do Fiscaliza JF esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Pedro para verificar a estrutura física do prédio, condições de uso dos equipamentos e equipe de médica de atendimento.  Estiveram presentes também a vereadora Ana do Pde Frederico (MDB) e os vereadores Júlio Obama Jr (PHS), Juraci Scheffer (PT), Kennedy Ribeiro (MDB), Luiz Otávio Coelho - Pardal (PTC) e o vereador membro da Comissão de Saúde Pública e Bem Estar Social, Marlon Siqueira (MDB).

De acordo com Vinícius de Azevedo, coordenador do Fiscaliza, o prédio apresenta alguns problemas de infiltração no primeiro andar, o que não acontece nos andares superiores. Foi apurado pela equipe que o prédio foi construído em um terreno úmido, o que causa a proliferação de mofo. “Requer uma manutenção que não vem sendo feita, principalmente para o atendimento à população, crianças e essa parte prejudica muito no atendimento”, observa Vinícius, acrescentando que os equipamentos também precisam de manutenção e alguns necessitam ser trocados.

Com cerca de 250 atendimentos por dia, 7500 mensais, a UPA São Pedro recebe pacientes de 23 municípios da região, para urgência e emergência 24h em clínica geral e pediatria. De acordo com o gerente de enfermagem, Rodrigo Gonçalves, hoje são 10 pacientes esperando transferência para um hospital. Alguns já em idade avançada, com mais de 90 anos, esperando há quase 10 dias. A regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM) prevê que o tempo máximo de permanência do paciente na UPA é de 24 horas, para diagnóstico e estabilização, para que o sistema de saúde funcione de maneira eficiente. O CFM prevê ainda que pacientes com iminente risco de vida ou sofrimento intenso sejam imediatamente transferidos após serem estabilizados.

O vereador requerente da visita, Juraci Scheffer (PT), lembra que a saúde é direito de todos “Estamos aqui para defender o usuário do SUS, que é o plano de saúde do brasileiro, do pobre, do humilde, daquele que precisa. Ele vem ao SUS ele quer ser atendido e precisa ser atendido, e nós temos que buscar como vereadores dar qualidade ao atendimento”, defendeu o vereador, lembrando que na UPA São Pedro há a necessidade de outros atendimentos. “Precisamos incrementá-la mais, ter aqui um cirurgião para fazer pequenos atendimentos, porque às vezes fica demandando HPS, Regional Leste, e poderíamos resolver essa questão aqui na cidade alta porque temos essa questão de trânsito, a cidade está congestionada, até que você faça o transporte para um outro setor”, finalizou.

O presidente da Câmara, Luiz Otávio Coelho - Pardal, lembrou da gravidade da situação financeira. A UPA São Pedro não recebe repasses do Governo de Minas desde 2017 e os repasses da Prefeitura também estão atrasados há quase 2 meses. “Temos a manifestação por parte dos gestores aqui dessa unidade para que sejam feitos os repasses, o pagamento dentro daquilo que a UPA tem prestado aqui à população, (...) sabemos das dificuldades que o prefeito tem enfrentado mas acima de qualquer situação a saúde é fundamental”, finalizou. 


 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade