Câmara pode liderar a Frente Parlamentar Amigos do Trem Os vereadores da Comissão Técnica Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, Paulo Rogério dos Santos (PMDB), João do Joaninho (PTB) e Luiz Otávio Fernandes - Pardal (PTB) apresentaram requerimento à Mesa Diretora, que mobilize, através do Centro de Atenção ao Cidadão - CAC, Câmaras Municipais e Organizações Não Governamentais - , da região, para instituir a Frente Parlamentar Amigos do Trem. De acordo com os vereadores, desde as privatizações do patrimônio ferroviário, está acontecendo o isolamento e empobrecimento de vilas e pequenas cidades, além do desmonte do patrimônio ferroviário, como antigas estações, vias férreas, galpões e diversos imóveis.
No texto, os vereadores afirmam que desde o ano 2000, o Legislativo Municipal denunciou ao Governo Federal a ameaça ao patrimônio das vias férreas, quando se formou a Organização da Sociedade Civil Amigos do Trem - OSCIP. A organização recebeu, desde o início, o apoio da Câmara Municipal, que aprovou, hoje,06/07, por unanimidade, o projeto de lei do vereador vice-presidente, Francisco Canalli. A lei autoriza a Prefeitura a prestar apoio ao programa, desenvolvido pela OSCIP, vinculado ao plano de Revitalização das Ferrovias do Departamento de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, com a participação das Universidades Federais de Juiz de Fora e Viçosa.
Canalli acredita que com a aprovação do projeto e do requerimento, será aberto um novo canal de negociações com a Rede Ferroviária Federal, para o pleno desenvolvimento da implantação do projeto da COSIP, denominado Expresso Pai da Aviação. O apoio de órgãos públicos é vital para o transporte ferroviário de passageiros com finalidades sociais, turísticas e culturais, no trecho entre Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbanck da Câmara, Santos Dumont e Barbacena. Após a privatização da RFFSA, o governo concedeu, às empresas participantes no processo, apenas o transporte de cargas, fator limitante para suspensão do trânsito de passageiros em, praticamente, todo o Brasil, esclarece.
Os vereadores da Comissão de Transporte afirmam estar conscientes de que a Frente Parlamentar Amigos do Trem, vai cumprir um papel importante na mobilização social e, sobretudo, na orquestração e articulação político -institucional junto aos governos Estadual e Federal, dizem no texto. |