Publicada em: 05/07/2019 - 102 visualizações

Comissão de Saúde envia representação ao Hemominas questionando redução nos horários para doação

Comissão de Saúde envia representação ao Hemominas questionando redução nos horários para doação (05/07/2019 00:00:00)
  • A Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Antônio Aguiar (MDB), protocolou uma representação a ser enviada para a Fundação Hemominas, solicitando informações sobre a redução nos horários para a coleta de sangue.
 

A Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Antônio Aguiar (MDB), protocolou uma representação a ser enviada para a Fundação Hemominas, solicitando informações sobre a redução nos horários para a coleta de sangue. Em Juiz de Fora, a partir de agosto os doadores terão apenas o período da manhã para doar. O horário será de 7h às 12h. “Fomos surpreendidos com a possibilidade de ter o horário reduzido para a coleta de sangue e se isso se confirmar, representa um retrocesso para as políticas de sangue no município”, explicou o vereador.

De acordo com o texto da representação, Antônio questiona qual a fundamentação técnica para que isso ocorra, tendo em vista que todas as movimentações que buscam estimular a captação de sangue têm sido no sentido contrário, ou seja, com ampliação em horários e também nas modalidades de coleta, com postos móveis e atendimento nas outras cidades da rede. 

Com a redução dos horários de coleta em Juiz de Fora, a Comissão de Saúde levou em consideração também que o município é referência na região e atende uma população de cerca de 2 milhões de pessoas. “É um tipo de economia sem sentido, porque implica agravamento de uma situação que já é precária. Os bancos de sangue estão sempre no vermelho, já que sempre há mais transfusões do que doações recebidas, e o movimento natural é o de ampliar, aumentar captação, e isso não melhora a situação”, observou Aguiar.

O vereador explicou ainda que as políticas públicas de captação das doações de sangue são coerentes quando o equipamento público está disponível para atender o maior número possível de doadores, em horários variados, inclusive em horário noturno para o trabalhador que não pode ir durante o dia, no horário comercial. "Se você sabe que a doação é voluntária, você precisa se adaptar para que o doador exerça o voluntariado dele e não diminuir essa capacidade, isso é um atraso”, finalizou o vereador.


 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade