Publicada em: 12/01/2005 - 628 visualizações

Câmara discute carnaval em Juiz de Fora

Câmara discute carnaval em Juiz de Fora (12/01/2005 00:00:00)
 

Câmara discute carnaval em Juiz de Fora

       A Câmara Municipal realizou audiência pública para discutir o carnaval em Juiz de Fora. A reunião que aconteceu a pedido do presidente do Legislativo, Vicentão (PTB) e do vereador Bruno Siqueira (PMDB) teve a presença dos principais carnavalescos da cidade, da superintendente da Funalfa, Érica Delgado e do presidente da Liga das Escolas de Samba, Rogério Eduardo de Lima. Eles esclareceram como será estruturado o carnaval 2005.
       De acordo com Érica Delgado, o número de lugares nas arquibancadas subiu para 4500 lugares e as áreas livres foram ampliadas. Atendendo aos apelos da comunidade para não retirar os pontos de ônibus da avenida Rio Branco, os camarotes estão sendo construídos acima dos pontos, não prejudicando o trânsito. A estrutura de segurança já está toda montada, e a iluminação foi reforçada na avenida, inclusive nas áreas onde não haverá desfiles, segundo a superintendente.
       A Prefeitura também vai privilegiar a comunidade. Na quinta-feira, no Estação São Pedro haverá um baile a fantasia. Na sexta-feira, após o desfile do Bloco do Beco, acontece um baile popular na praça Antônio Carlos, com trio-elétrico e banda. Sábado é a vez da Banda Daki e o trio-elétrico vai animar o carnaval na Rio Branco, até as três da manhã. No domingo à tarde haverá matinê também na avenida e à noite o desfile das escolas.
       Os representantes das escolas de samba acataram as sugestões dos vereadores de aproveitarem as suas quadras durante todo o ano, para trabalhos comunitários e eventos sociais. Estes com a finalidade de angariar fundos para o carnaval de 2006, dando maior liberdade financeira às escolas. A Funalfa garantiu que vai apoiar as iniciativas.
       


Vereadores defendem proteção às escolas

       Danos nas redes elétrica e hidráulica devido a roubos e vandalismo, muros destruídos, vidraças quebradas. Essa situação que impede o funcionamento do Polivalente de Benfica sensibilizou os vereadores fazendo com que o assunto voltasse a debate na reunião plenária de hoje (12/01).

        A vereadora Rose França (PL) reforçou o requerimento que apresentou solicitando ao município a restauração do estabelecimento de ensino, além de medidas de proteção.

        Rose França conseguiu a manifestação de vários legisladores em defesa da causa. Isauro Calais (PDT) lembrou serem as escolas patrimônio educacional do município, merecendo proteção.

        Dr. Waldir (PP) defendeu o surgimento da guarda municipal além do envolvimento de órgãos e autoridades competentes para o combate à depredação.

       


Câmara aprova projeto que prevê maior segurança nas escolas públicas

       “Temos convivido em Juiz de Fora, com atos de vandalismo e banditismo, praticados na calada da noite contra um dos elos mais sensíveis da cadeia social: a Escola Pública”, disse o vereador Flávio Cheker agradecendo a aprovação por unanimidade do projeto, de sua autoria, que obriga o Executivo a instalar câmeras de vídeo para reforçar o sistema de segurança escolar em colégios da rede municipal.

       

       A idéia é instalar os equipamentos em instituições com um número elevado de ocorrências policiais. “Estamos propondo um mecanismo que garanta a integridade dos bens públicos. Hoje, são freqüentes as notícias sobre assaltos a Creches e Escolas em nosso município, que, com freqüência, terminam em depredação do patrimônio, gerando uma atmosfera medo e insegurança nos alunos e professores, além de toda a comunidade”, disse Cheker. “O nosso projeto procura reiterar ao Poder Executivo a importância de se investir na segurança do cidadão comum e de todo o processo educacional. Precisamos convocar toda a sociedade e os poderes constituídos a refletirem sobre a violência urbana, que cresce em nossa sociedade”, afirmou o petista.

       

       Cheker acredita que as manifestações de violência já podem ser notadas, inclusive, no interior das escolas. Ele defende o espaço educativo como um meio de formar indivíduos aptos à convivência social pacífica e cidadã. “Instalação de equipamentos eletrônicos seria um controlador do acesso de pessoas, reduzindo consideravelmente o número de incidentes, como roubos e agressões”, disse.

       


Requerimentos e Indicações

       O vereador José Emanuel (PMN) solicita, através de requerimento, a limpeza das ruas Lamaretine Ferreira Leite e Itália, no bairro Linhares. Bocas de lobo para a rua Vitorino Braga, próximo ao nº 267, no bairro Vitorino Braga.

       

       O vereador Dr. Waldir (PP) pede a limpeza e a capina do passeio público da rua Marechal Deodoro, próximo ao nº 1019, no Centro, rua Professor José Barata, no bairro Santos Dumont, prolongamento da rua João Carlos Garcia, no bairro Alto Bela Vista e a construção de captação de águas fluviais, calçamento e iluminação pública para a rua Judith de Paula, no bairro Aeroporto.

       

       O vereador Romilton Faria (PFL) quer a colocação de iluminação pública na Travessa José Ramos, no bairro Santa Paula, construção de rede de esgoto e calçamento na rua Domingos Del Duca, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

       

       Francisco Canalli (PRP) solicita a limpeza da rua Arthur de Oliveira, no bairro Jardim Casablanca, recapeamento asfáltico na rua Humberto Menini, no bairro Borboleta e a colocação de bocas-de-lobo na rua Silvestre de Araújo Porto, no bairro Marumbi.

       

       O vereador Eduardo Novy (PRP) quer a pavimentação da rua Vargas Pereira da Costa, no bairro São Judas Tadeu até o bairro São Francisco, policiamento e colocação de escória, na rua “24”, no bairro Nova Benfica e pavimentação da praça, no bairro Quintas da Avenida.

       

       Vereador do PPS, Pardal solicita o asfaltamento da rua Vicente Vieira Mota, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

       

       O vereador Antônio Jorge (PSDB) apresentou requerimento solicitando a colocação de rede de esgoto e águas pluviais nas ruas B, C e D no bairro Previdenciário, colocação de tampa de bueiro na rua Manuel Américo da Luz, no bairro Barbosa Lage, capina, limpeza, asfaltamento e também a colocação de tampa de bueiro na rua Joana Matilde, no bairro Jardim Natal.

       

Arquivo de notícias >>>

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade