Publicada em: 15/02/2024 - 384 visualizações

Marlon Siqueira propõe incluir Festa das Nações no Calendário Oficial do Município

Marlon Siqueira propõe incluir Festa das Nações no Calendário Oficial do Município (15/02/2024 00:00:00)
  • O foco é a gastronomia formada pela influência dos imigrantes que aqui chegaram nas últimas décadas; evento deverá ser realizado, preferencialmente, na primeira quinzena de junho
 



O vereador Marlon Siqueira (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 23/2024, que busca incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município a Festa das Nações, a ser realizada, preferencialmente, na primeira quinzena de junho. O objetivo é divulgar a festa, que acontece em Juiz de Fora desde 1950, e fomentar o turismo local, proporcionando experiência gastronômica e cultural, o que movimenta a economia, gera empregos e renda, não apenas com a contratação de equipe para a festa, mas também para prestadores de serviço de vários setores, beneficiando ainda a rede hoteleira, taxistas e motoristas de aplicativos, comércio local e fornecedores em geral. 


Em sua justificativa, Marlon lembra que a festa foi criada para arrecadar recursos para a reforma da igreja do Bairro Bom Pastor, porém, mesmo após cumprido seu objetivo inicial, o evento permaneceu por décadas, marcando as gerações dos anos 60, 70 e 80. Outras edições da Festa das Nações foram organizadas de maneira pontual, com foco na gastronomia, e nas duas últimas edições, em 2022 e 2023, o palco foi a praça do Bairro São Mateus, reunindo mais de 10 mil pessoas. 


“É inegável que a riqueza da gastronomia mineira é devida, em boa parte, à influência de diversos povos colonizadores e de imigrantes, os quais estiveram presentes ao longo de nossa história. Desde o período de colonização e até mesmo em tempos atuais, os povos de outras nações vêm desembarcando em toda a região mineira, incluindo Juiz de Fora, trazendo inovações e tradições que, aos poucos, se incorporam à gastronomia local. Essa troca de saberes forma um verdadeiro caldeirão cultural, que movimenta o turismo, a economia e gera riqueza”.


Mais Informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade