Publicada em: 09/05/2024 - 122 visualizações

Seminário de Inteligência Artificial - O poder transformador da IA no setor público foi o tema do painel da manhã (09/05/2024 00:00:00)
  • O seminário, que continua nesta quinta-feira, 9, contou com autoridades políticas e jurídicas de JF

“A inteligência artificial é crucial para o Poder Público, pois pode otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e promover a eficiência dos serviços prestados à sociedade”. Esse período foi escrito por inteligência artificial (IA), e é justamente para discutir as potencialidades e os riscos dessa nova tecnologia que a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), em parceria com o Tribunal de Regional Federal da 6ª Região, está provendo o Seminário Inteligência Artificial: impactos nos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Na manhã desta quinta-feira, 9, representantes do Judiciário, de empreendedores e vereadores debateram o tema.

O presidente da CMJF, Zé Márcio-Garotinho (PDT), abriu o encontro. “Que possamos levar ao cidadão, à sociedade, o que é inteligência artificial. Nosso propósito é tornar esse tema cada vez mais palatável, para que isso possa promover o bem de todos”. Os vereadores Laiz Perrut (PT), Juraci Scheffer (PT), Marlon Siqueira (MDB) e Vagner de Oliveira (MDB) também participaram do painel.

Iniciando a discussão, o procurador municipal da cidade de Rio Largo-AL, Bernardo Bastos ressaltou: “Eu acredito que os impactos da inteligência artificial serão tão grandes que uma limitação a simplesmente como a usaremos no dia a dia hoje é pensar com desimportância o tema”, previu, dando exemplo da Lei de Moore, que informa que o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada dois anos, duplicando o poder de processamento. Para o advogado, a IA é “mais um assessor”, que pode agilizar e dinamizar processos e decisões judiciais baseando-se em peças antigas. O também procurador municipal, de Juiz de Fora, Edgar Souza Ferreira, ponderou que existe ainda o desafio de conciliar o uso desta nova tecnologia com a liberdade individual e a proteção aos dados e informações do cidadão.

Diretamente do mercado tecnológico, o CEO da Coreplan Gestão e Tecnologia Karlos Emanuel Vieira de Freitas foi o segundo convidado da manhã, e explicou na prática alguns trabalhos, aplicativos e programas com a tecnologia da Inteligência Artificial. Karlos exemplificou como conseguiu, por exemplo, otimizar a arrecadação com esse recurso. “Existem casos em que a IA consegue ler o processo, classificá-lo e indicar qual a petição a ser indicada, diminuindo o esforço intelectual que o procurador vai ter para tomar a decisão no processo.”

Outro painelista foi o empresário Marcelo Castanha, experiente no setor de tecnologia, que reforçou a ideia de uma regulamentação séria, discutida junto ao setor e à sociedade. “Se leio um texto ou assisto a um vídeo feito por IA, acredito ser necessário que, como consumidor, seja avisado sobre isso”. Castanha, que já trabalhou também no setor público, fez um apanhado da história dessa nova tecnologia, comparando a IA com uma criança, “aprendendo só o que a gente ensina” e que precisa ainda de operação humana. “A definição de inteligência é a habilidade de continuar aprendendo. Já a sabedoria é a capacidade de tomar decisões fundamentadas. A IA está neste limbo, é uma ferramenta estatística que não substitui a necessidade de decisão”, concluiu.

À tarde o último painel trata sobre “Eleições, Inteligência Artificial e Combate às Fake News”. Você pode acompanhar ainda presencialmente no Plenário da Câmara ou ao vivo pela JFTV.

9 DE MAIO - QUINTA-FEIRA

LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora
VI – Painel III: 14h30 a 16h
Eleições, Inteligência Artificial e Combate às Fake News