Publicada em: 24/04/2024 - 101 visualizações

Tiago Bonecão propõe PL para Acolhimento Silencioso em shoppings

Tiago Bonecão propõe PL para Acolhimento Silencioso em shoppings (24/04/2024 00:00:00)
  • O projeto quer obrigar shoppings a dar acesso a aparelhos abafadores de ruído para pessoas com TEA

O vereador Tiago Bonecão (PSD) apresentou à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), na última sexta, 19, projeto de lei (PL) para instituir o Programa Municipal Acolhimento Silencioso, que visa garantir acessibilidade para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em shoppings. A ação ocorreria principalmente por meio da obrigatoriedade da disponibilização de aparelhos abafadores de ruídos para essas pessoas  em shoppings de Juiz de Fora.

Tiago Bonecão explicou que “é frequente observar que indivíduos diagnosticados com TEA, especialmente crianças, tendem a cobrir os ouvidos, procurar esconder-se ou manifestar medo em relação a determinados sons e objetos. Este comportamento é característico da hipersensibilidade auditiva, um distúrbio no processamento sensorial que dificulta ao cérebro compreender, filtrar e reagir a certos estímulos”.

Segundo o vereador, os shoppings centers são considerados ambientes caracterizados por grande agitação e tumulto vocal. Os abafadores de ruído/protetores auriculares do tipo concha proporcionam uma “experiência mais agradável durante a visita, contribuem para a efetiva inclusão e integração da diversidade de público que frequenta esses ambientes” explica Bonecão.

De acordo com o texto, os shoppings não poderiam ter menos de cinco aparelhos disponíveis para uso e, para usar o abafador, basta a pessoa apresentar seu cartão de identificação de TEA à administração do shopping ou ao serviço de atendimento ao consumidor (SAC).

Acesse a íntegra do PL n°78/2024.

Assessoria de imprensa: 3313-4734