Publicada em: 11/04/2024 - 187 visualizações

Câmara instaura as ações do Câmara Mirim 2024

Câmara instaura as ações do Câmara Mirim 2024 (11/04/2024 00:00:00)
  • Este ano serão 10 escolas participantes; destas, cinco estão participando pela primeira vez
 

 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu nesta quarta-feira, 10, a instalação da Câmara Mirim edição 2024 - uma iniciativa da Casa que busca estimular a cultura democrática e a participação política e cidadã para jovens a partir do debate de questões relevantes para a sociedade juiz-forana. O vereador presidente da Casa, Zé Márcio-Garotinho (PDT), presidiu a sessão solene e recebeu as propostas desenvolvidas durante a Câmara Mirim em 2023. O documento contou com um estudo técnico realizado pelos analistas da CMJF, que se debruçaram sobre as propostas e deram sugestões de encaminhamentos. 


Coordenador do projeto, o servidor efetivo e sociólogo da CMJF Sérgio Dutra deu ênfase ao que é primordial no projeto Câmara Mirim: o processo que os jovens vivenciam ao longo de todo um ano, em que têm oportunidade de conhecer a diversidade e a diferença que atinge a todos. “O que buscamos com esse programa é igualdade social. Que tenham condições de conhecer diferentes regiões da cidade e como se dão as questões afetas à vida na cidade e como isso é diferente para cada um dos estudantes. Temos escolas da Zona Norte, do centro da cidade, da região nordeste e leste. Diversidade que muitos dos alunos sem o programa não teriam condições de conhecer essas realidades. E para construir uma sociedade melhor é preciso reconhecer as diferenças e permitir com isso a promoção de melhor qualidade de vida para as pessoas”. 


Iniciado em 2009, o projeto já desenvolveu discussões sobre educação, mobilidade urbana, saúde, transporte e saúde mental. Este ano, ainda não há o tema definido e será escolhido por consulta aos estudantes. Na próxima semana serão definidos os três temas mais recorrentes da consulta e, em seguida, a reunião para a escolha final. 


Câmara Mirim


O projeto conta com a participação de estudantes de ensino fundamental II - 8º e 9º anos - de escolas das redes privada e pública de ensino e promove capacitações sobre temas como política, cidadania, democracia, organização, participação política e mecanismos de participação, além de trazer à tona as funções do Poder Legislativo.


Anualmente, a Câmara Mirim elege 10 instituições de ensino públicas e particulares de Juiz de Fora para participar das discussões em torno do tema escolhido pelos próprios alunos, destas, cinco participam pela primeira vez do projeto. Neste ano, o grupo de escolas participantes é composto por: Centro Educacional Aguiar Celeghini, Colégio Apogeu, Colégio Cave, Colégio Cristo Redentor (Academia), E. E. Antônio Carlos, E. E Duarte de Abreu, Escola HUB, E. M. Carlos Augusto de Assis, E. M. Paulo Japiassu Coelho, E. M. Professora Thereza Falci. 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade