Publicada em: 13/03/2024 - 242 visualizações

Vereadores e pais de crianças autistas cobram em Audiência Pública melhores serviços por planos de saúde

Vereadores e pais de crianças autistas cobram em Audiência Pública melhores serviços por planos de saúde (13/03/2024 00:00:00)
  • Embora convidadas a participar da discussão, nenhum representante dos planos de saúde Unimed, Plasc e Sabin Sinai compareceu à audiência
 

 

“É um pedido de socorro”. Com várias falas parecidas, a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) foi um apelo de mães e pais de crianças autistas a juízes, vereadores e representantes do Poder Público para uma solução capaz de garantir tratamentos adequados a crianças. Falta de terapias, de capacitação de profissionais, retirada de medicamentos fundamentais foram algumas das muitas reivindicações apresentadas no Plenário da CMJF nesta terça-feira, 12. Embora convidadas, as empresas Unimed, Plasc e Sabin Sinai não compareceram ao debate. 

 

O encontro faz parte dos esforços de pais e entidades representativas para mudanças urgentes. O vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO), autor do Requerimento para o debate, deu ênfase a dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): em 20 anos, 50% dos atendimentos de crianças serão de casos de problemas de neurodesenvolvimento, a maioria deles com diagnóstico para autismo, e defendeu o diagnóstico e as intervenções precoces. “Nos primeiros 1.000 dias de vida, o sistema nervoso da criança tem intensa plasticidade, as intervenções nesta fase têm impacto na vida das crianças. É indispensável aproveitar essa janela de oportunidade para diagnosticar e começar com as terapias”. 

Com três filhos autistas, a presidente do Grupo de Apoio a Profissionais e Pais de Pessoas com Autismo (Gappa), Ariene Menezes, contou a experiência percebida pelas diferentes condições de tratamento oferecidas pela assistência à saúde a cada um. “Há uma diferença grande entre o desenvolvimento deles porque um deles não teve os mesmos tratamentos. E precisei parar de trabalhar por um período. [...] E no momento passo pelo problema da falta de pagamentos por 4 meses pelo plano da Unimed da terapia ocupacional, fisioterapia e psicopedagoga. Mandei e-mails e não me responderam. Entrei em contato com a ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] e aí resolveram”. Ela reforçou ainda a continuidade dos tratamentos das crianças para evitar a regressão.  

A interrupção do tratamento é um dos pavores de Lilian Serrano Rosa, mãe de uma criança autista - Henry, de 12 anos. Ela narrou os avanços do filho com tratamento à base de canabidiol, única medicação que deu resultados, e agora suspenso pela Unimed. Ela contou ainda sobre momentos de mutilação e agressividade da criança. “Com a medicação ele teve progresso. Meu menino fez amigos na escola, ele começou a copiar do quadro na sala de aula. É preciso que os planos tenham mais respeito”. 

Participaram do debate também os vereadores Laiz Perrut (PT), Marlon Siqueira (PP), Tallia Sobral (PSOL), Vagner de Oliveira (PSB) e André Luiz (REPUBLICANOS). 

 

Assista à Audiência Pública no canal da JFTV.

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade