Publicada em: 08/03/2024 - 271 visualizações

Câmara comemora Dia da Mulher com atividade física e atendimentos do CIAM

Câmara comemora Dia da Mulher com atividade física e atendimentos do CIAM (08/03/2024 00:00:00)
  • A programação continua com jogo de futsal das servidoras da CMJF no Ginásio Municipal no sábado, 9, e Menção Honrosa Vera Faria na quinta-feira, 14

Mais Mulheres na Política, Mais Política para as Mulheres. A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) comemorou o Dia Internacional da Mulher promovendo uma manhã de encontros no Parque Halfeld, com atividade física e orientações sobre formas de violência contra a mulher. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) esteve presente fazendo atendimentos em uma tenda aberta no Parque Halfeld, tirando dúvidas e realizando encaminhamentos. A programação é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal.

A presidente da comissão, vereadora Laiz Perrut (PT), lembrou que a atividade física é fundamental. “Cuidando do nosso corpo a gente cuida da nossa mente”, destacou, lembrando também que nesse tipo de encontro de mulheres muitas têm a oportunidade de buscar atendimento no CIAM. A vereadora Tallia Sobral (PSOL) explicou que a comissão pensou em uma programação abrangente, com palestras, eventos para as servidoras, atendimentos abertos do CIAM em local público e de fácil acesso, além da atividade física. “É pra gente poder também olhar para si. Voltar o pensamento para o cuidado com nós mesmas, nós que fomos tão ensinadas a olhar para o outro”.

O presidente da Casa, Zé Márcio-Garotinho (PV), lembrou que atualmente a bancada de vereadoras da Câmara é a maior que o Legislativo já teve e que a participação feminina é de suma importância “para que a gente possa combater de forma firme a violência contra a mulher e defender o respeito ao direito das mulheres e sempre garantir que lugar de mulher é onde ela quiser”. A vereadora Cida Oliveira (PT) lembrou da luta das mulheres em todo o mundo, por reconhecimento, segurança e, muitas vezes, direitos humanos. “Nesse 8 de março de 2024 temos que incluir em nossas manifestações a mulher palestina”, solidarizando-se com elas que “acabaram perdendo seus filhos, suas casas, escolas, hospitais, empregos, muitas mulheres que estão neste momento na condição de ter seus filhos passando por cesariana sem anestesia, então eu acho que nós, no mundo inteiro, devemos olhar para essas mulheres da Palestina”, finalizou.

A programação na Câmara continua, e no sábado, 9, as servidoras entram em quadra em um jogo de futsal no Ginásio Municipal a partir de 9h da manhã. Já no dia 14 de março a Casa vai reconhecer o legado de 19 mulheres importantes para a cidade, com a Menção Honrosa Vera Faria. Participe!

Assessoria de Imprensa: 3313-4734