Publicada em: 05/03/2024 - 254 visualizações

Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente abre diálogo com conselheiros tutelares recém-eleitos

Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente abre diálogo com conselheiros tutelares recém-eleitos (05/03/2024 00:00:00)
  • Ajustes da carga horária, necessidade de capacitações e situação da infraestrutura das sedes foram os principais pontos discutidos
 

 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu nesta terça-feira, 5, a primeira reunião com 21 conselheiros tutelares eleitos. A proposta do encontro, de acordo com o vereador presidente da comissão, João Wagner Antoniol (PSC), é ouvir as demandas e propostas de trabalho da categoria.


Dentre as principais demandas, os conselheiros apresentaram preocupação com a regulamentação da carga horária; a infraestrutura das sedes; a vinculação à Secretaria de Assistência Social; recursos para o atendimento às denúncias e às ações; e capacitação para os recém-eleitos. 


Com várias exemplificações, os conselheiros apresentaram as regularidades na carga horária, com casos de todos os presentes trabalharem horas a mais que as 40 horas semanais. As queixas também recaíram sobre a necessidade de trabalhar em férias e após o horário de trabalho.


Quanto às condições de insalubridade,  a conselheira Fabiana Ambrósio deu a tônica das reclamações: “estamos todos aqui fazendo esse apelo pelas condições das sedes. Precisamos de condições dignas para dar o melhor retorno para a população”. Há casos de os próprios conselheiros pagarem com o próprio dinheiro para criar as condições estruturais. A também conselheira tutelar Regina Santana reforçou a indignação:  "acho que a gente quebrou o galho demais. Precisava de uma tomada, a gente comprava. Até tirei o ar condicionado da minha casa pra levar pro conselho tutelar”. 


Em resposta às demandas, João Wagner se comprometeu a marcar uma reunião com o secretário de Direitos Humanos, Biel Rocha, para discutirem a vinculação dos conselheiros à secretaria. Quanto ao problema das deficiências das estruturas, João Wagner sugeriu o envio das demandas ao Ministério Público e ao Corpo de Bombeiros. Ele pediu ainda que cada sede apresente um relatório das atividades e das condições específicas. 


Assessoria de imprensa: 3313-4734


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade