Publicada em: 21/02/2024 - 251 visualizações

Parlamento Jovem discutirá melhorias no Ensino Escolar em 2024

Parlamento Jovem discutirá melhorias no Ensino Escolar em 2024 (21/02/2024 00:00:00)
  • Reunião com instituições de ensino teve o objetivo de apresentar a dinâmica da edição deste ano; com 14 anos de funcionamento na CMJF, PJ irá discutir “Melhorias no ensino escolar”
 


O Parlamento Jovem (PJ), iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) da qual a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) faz parte, completa 14 anos de funcionamento no Legislativo Municipal neste ano de 2024. Atualmente, a CMJF coordena o Polo Zona da Mata II, que debate regionalmente o assunto para levá-lo à discussão estadual no fim do ano. 


O primeiro encontro do PJ aconteceu na tarde da última terça-feira, 20, com a participação de diversos integrantes de escolas do ensino médio. De acordo com o sociólogo Sérgio Dutra, coordenador do PJ em Juiz de Fora, o intuito é apresentar as propostas, que serão debatidas durante todo o ano. Neste ano a discussão abordará “Melhorias no ensino escolar”, tema escolhido em 2023.


Segundo Sérgio Dutra, nessa primeira fase preparatória é feita uma apresentação das propostas do PJ para os integrantes das escolas do ensino médio. No dia 27, será feito um sorteio de todas as escolas e apenas cinco participarão do PJ durante todo o ano. Sobre o tema “Melhorias no ensino escolar”, Sérgio disse que a escolha tem muito a ver com a reforma do ensino médio. “Os estudantes sentiram necessidade de fazer essa discussão, uma vez que não houve uma discussão prévia com as instituições de ensino, com a comunidade escolar, com os estudantes sobre essa reforma do ensino médio”. 


Letícia Maia é professora de história do ensino médio e representante da escola PIO XII. Ela contou que participou da primeira edição em 2010 e hoje pretende trabalhar o tema com seus alunos em sala. “A questão educacional no Brasil é muito complexa e muito desigual. Trazer os alunos para essa discussão é muito importante para que eles saiam daquela bolha que eles estão e a discussão política é muito importante para a mudança”, reforçou. 


No próximo dia 27, acontece o sorteio das cinco escolas, entre elas  públicas e particulares. Até 15 estudantes de cada escola poderão participar dos debates. A abertura da etapa municipal está prevista para acontecer no dia 13 de março, e até o mês de outubro ocorrem as etapas regionais e estaduais.


Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade